Matilde Jorge supera primeira ronda do Porto Open 2021
Depois de dois dias marcados por chuva matinal, o Porto Open ITF W25 contou finalmente, esta terça-feira, com um dia em pleno repleto do melhor ténis feminino internacional.
Pela manhã, no Complexo Desportivo do Monte Aventino, foram disputados os derradeiros confrontos do quadro de qualificação da prova. Marta Custic, Olga Helmi, Victoria Bossio, Lucia Llorca, Esta Perez-Somarriba, Lulu Sun, Anna Kubareva e A. Tikhonova agrarram as últimas vagas no Porto Open 2021 via qualifying.
Da parte da tarde, a lusa Maria Inês Fonte abriu as hostes a competição principal frente a uma das principais favoritas do quadro, a russa Sofya Lansere, nº 248 do ranking WTA. Fonte não conseguiu reunir argumentos perante a adversária, cedendo em dois sets.
No entanto, um pouco ao lado, no Court 1, Matilde Jorge surpreendia a nipónica Akiko Omae (348ª WTA) com uma impressionante “remontada”: 4-6, 6-0 e 6-1 foram os parciais que ditaram o triunfo da jogadora de apenas 17 anos. Na próxima ronda, Matilde vai enfrentar Zuzana Zlochova, eslovaca muito experiente.
Houve ainda tempo para a estreia de Matilde Morais neste Porto Open. A jovem de 16 anos mostrou muita atitude no embate com a espanhola Maria Gutierrez Carrasco, mas viria a ceder por 6-2 e 6-4. Carrasco vai defrontar, na 2ª ronda, a quinta pré-designada, Sofya Lansere.
Quadro de pares também já mexe
Além dos confrontos da primeira ronda do quadro principal de singulares, ao longo do dia disputaram-se já alguns dos jogos relativos ao quadro de pares da contenda.
No geral, as duplas que partiram como favoritas acabaram por levar a melhor nos respetivos encontros. Destaque, ao final da tarde de hoje, para o embate entre duplas lusas que receberam convite por parte da organização: de um lado, Maria Inês Fonte e Mafalda Guedes, do outro, Elizabeth Hamaliy e Matilde Jorge. A dupla constituída por Hamaliy e Jorge acabaram por sair vitoriosas do duelo, pelos parciais de 6-1, 1-6 e 10-1.
O Porto Open 2021 vai durar duas semanas. Esta primeira, dedicada ao ténis internacional feminino, com a prova ITF W25 e, na próxima semana, com um torneio do ATP Challenger Tour, onde vão marcar presença vários nomes conhecidos do circuito internacional de ténis masculino.
Sem público nas bancadas, a comunicação por meios digitais do Porto Open foi reforçada para que ninguém perca o melhor do ténis na cidade Invicta. Nas redes sociais oficiais do evento é possível assistir diariamente à transmissão, em direto e com comentários, dos melhores jogos, além de muito conteúdo extra-jogo.
Mais informações em portoopen.org