Torres e Marques frente a frente na segunda ronda do Eupago Porto Open com sete portugueses
Jornada terminou já perto da meia-noite
Tiago Torres e Diogo Marques vão medir forças na segunda ronda do quadro principal do Eupago Porto Open, fase que também contará com Pedro Araújo, Frederico Silva, João Domingues, Francisco Rocha e Vasco Prata, o único apurado desde terça-feira. Este ITF M25 acontece no Complexo Desportivo do Monte Aventino até domingo (28 de julho) e é organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto.
Numa jornada que se prolongou por praticamente 12 horas (começou ao meio-dia e terminou a poucos minutos da meia-noite), o maior destaque acabou por ser a vitória de Francisco Rocha (901.º classificado no ranking ATP) sobre Gonçalo Oliveira (295.º), primeiro cabeça de série.
Este duelo entre portuenses sorriu ao mais novo, que triunfou com os parciais de 6-2, 6-7(4) e 6-4 para vingar a derrota de setembro para o compatriota, que entretanto optou por representar a Venezuela — embora a Federação Internacional de Ténis ainda o apresente com a bandeira portuguesa.
Com a vitória num duelo titânico, o irmão mais velho de Henrique Rocha (que na próxima semana também estará em ação no Monte Aventino, mas no Porto Open Challenger 125) marcou encontro na segunda ronda com o turco Koray Kirci (921.º).
Entretanto avançaram outros dois portugueses que assim asseguraram a presença de pelo menos um jogador “da casa” nos quartos de final. O primeiro foi Diogo Marques (1216.º), ao vencer o norte-americano Tommy Czaplisnki (1837.º) por 6-1 e 6-2, e depois juntou-se a ele Tiago Torres (1916.º), que graças aos parciais de 1-6, 6-4 e 6-3 sobre o russo Bogdan Bobrov (398.º) celebrou a melhor vitória da carreira. O setubalense e o lisboeta partilham a escolha pelos Estados Unidos da América como destino para conciliar os estudos com o ténis.
As restantes vitórias lusas aconteceram no Court Eupago. A primeira foi de Frederico Silva (587.º), que três dias depois de ter consumado o regresso aos títulos em Castelo Branco prolongou a boa fase ao superar o espanhol Sergio Callejon Hernando (1038.º) por 5-7, 6-2 e 6-4 em 3h05. O caldense de 29 anos tem sorrido em vários encontros com mais de três horas de duração e o desta quarta-feira permitiu-lhe marcar encontro com o chileno Diego Fernandez Flores (697.º).
Bem mais folgada foi a prestação de João Domingues (722.º), que só cedeu quatro jogos a caminho da segunda ronda ao passar por João Graça (1535.º) em duas partidas autoritárias, que venceu com os parciais de 6-2 e 6-2.
Finalista do Porto Open em 2015, o jogador de Oliveira de Azeméis vai discutir o apuramento para os quartos de final com o qualifier espanhol Ignasi Forcano (1727.º), responsável pelo surpreendente afastamento do sexto pré-designado, Kenny de Schepper (615.º), finalista há um ano, num embate que apenas ficou decidido no tie-break da terceira partida.
A comitiva lusa apurada para a segunda ronda ficou completa com o nome de Pedro Araújo. Já perto da meia-noite, o lisboeta de 22 anos (atualmente no 547.º lugar do ranking) consumou a reviravolta sobre o italiano Michele Ribecai (935.º) com os parciais de 5-7, 6-2 e 6-0 num encontro de 2h50 que fechou com 11 jogos consecutivos para vingar a derrota da semana passada em Castelo Branco.
O mexicano Alan Magadan (1399.º), vindo do qualifying, será o adversário na quinta-feira, dia em que também vai a jogo Vasco Prata, o único que entrou a ganhar no dia anterior.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open ITF M25
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: Murilo Augusto
Para estar a par de toda ação que ocorre nos courts ao minuto, deixamos as respetivas hiperligações com resultados atualizados ao segundo, bem como, a transmissão dos jogos em direto.