Henrique Rocha estreia-se nos quartos de final do Eupago Porto Open
- Tiago Pereira, Diogo Marques e Pedro Araújo nos quartos de final de pares
Henrique Rocha voltou a vencer no Complexo Desportivo do Monte Aventino e apurou-se pela primeira vez para os quartos de final do Eupago Porto Open, o ATP Challenger 100 que a Associação de Ténis do Porto organiza até domingo com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis. Nos pares, Tiago Pereira, Diogo Marques e Pedro Araújo seguiram para a minha ronda.
Novamente com o court central bem composto apesar das temperaturas superiores aos 30 graus, Henrique Rocha (176.º) desenvencilhou-se do costa-marfinense Eliakim Coulibaly(286.º) com os parciais de 7-6(6) e 6-4 num embate de duas horas exatas em que foi fundamental anular um set point no tie-break do primeiro parcial.
O set point salvo, com um winner cruzado de direita, espelhou o que fez Henrique Rocha nos momentos de maior aperto: corajoso e sempre atrás do prejuízo. Aliás, no primeiro set, o número três nacional precisou de recuperar duas vezes de break abaixo para levar o parcial ao desempate. Coulibaly chegou mesmo a servir a 5-4 para arrecadar o primeiro golpe. No segundo parcial, Rocha controlou os acontecimentos desde o início e nem sequer foi ameaçado no serviço depois de superar o tira-teimas.
Se nas duas participações anteriores ficou sempre pela segunda ronda, à terceira o portuense conseguiu inscrever o nome nos quartos de final e quase três horas depois ficou a saber que terá como adversário o finalista de 2024, Alejandro Moro Canas.
O espanhol de 24 anos (257.º ATP) surpreendeu o mais cotado compatriota Martín Landaluce (137.º, antigo número um mundial de sub-18 e campeão do US Open no escalão) por 4-6, 7-6(4) e 6-3 depois de 3h20 de duelo com o segundo cabeça de série.
Landaluce tinha boas memórias de Portugal, pois foi por cá que, ainda em fevereiro de 2024, conquistou o primeiro de dois títulos profissionais ao vencer um dos ITF M25 de Vila Real de Santo António, mas um dia após superar Gastão Elias cessou a passagem pela invicta.
Antes, no primeiro encontro da jornada, o ex-top 100 Hugo Grenier (atual 192.º, sétimo pré-designado), carrasco de Pedro Araújo na véspera, superou o chileno Matias Soto (250.º) por 6-3 e 6-3 em 1h25 para marcar lugar pela sexta vez em 2025 nos quartos de final de uma prova Challenger.
A jornada ficou completa com o triunfo em três sets de Elias Ymer (232.º e ex-105.º), que prolongou a campanha iniciada com um triunfo sobre o cabeça de cartaz, Jaime Faria, ao passar pelo ex-top 40 Mikhail Kukushkin (atual 195.º) em três partidas, parciais de 6-3, 3-6 e 6-4.
Nos pares, os três portugueses que foram a jogo acabaram a sorrir e celebraram a passagem aos quartos de final.
Primeiro, Pedro Araújo e Diogo Marques estrearam-se a celebrar lado a lado a nível Challenger ao superarem Eliakim Coulibaly e Hugo Grenier por 7-5 e 7-5. Depois, Tiago Pereira foi feliz ao lado do norueguês Johannes Ingildsen, com quem venceu o polaco Piotr Matuszewski e o australiano Matthew Christopher Romios, quartos cabeças de série, por 7-5, 6-7(1) e 10-5.
Para Araújo e Marques seguem-se os neerlandeses David Pel (38.º ATP) e Jean–Julien Rojer (93.º), ex-número três mundial, responsáveis pela eliminação de Vasco Prata e Tiago Pinto na véspera. Pereira e Ingildsen discutirão a presença nas meias-finais com o norte-americano George Goldhoff e Ray Ho (Taiwan).
Na quinta-feira, a última jornada dedicada à segunda ronda arranca às 11 horas com dois portugueses em ação no court principal. Primeiro Frederico Silva face ao tunisino Moez Echargui, vindo do qualifying, depois Tiago Pereira cara a cara com o francês Antoine Escoffier. Pereira (quarto embate neste palco) e Araújo/Marques (quarto no Court McDonald’s) também voltam à ação.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open
📲Hiperligações para o Torneio Eupago Porto Open ATP Challenger 100