Cláudia Cianci e João Domingues em destaque
Logo pela manhã, João Domingues, vice-campeão do Porto Open 2015, fez jus ao estatuto de favorito no encontro frente a Miguel Semedo, a grande surpresa do Future de Oliveira de Azeméis, vencendo por um duplo 6-0. O nº380 do ranking ATP acabaria mesmo por ser o único luso a conseguir avançar para a próxima ronda do Quadro principal que distribui 25 mil dólares em prémios monetários.
Apesar da pouca sorte dos atletas nacionais a competir no quadro masculino, todos eles mostraram muita garra e brindaram o público com emotivos embates. Destaque para um dos encontros mais esperados da contenda: Frederico Gil, campeão da edição de 2014 do evento, contra Maciej Rajsky. Muito acariciado pelo público que preencheu o mítico court central do CT Porto e impondo a qualidade do seu ténis, Gil venceu o primeiro set. Apesar da reviravolta conseguida pelo polaco, que atravessa o melhor momento da carreira, Fred Gil caiu de pé e sob uma ovação geral vinda das bancadas.
Quanto ao Quadro Feminino, mais uma atleta lusa conseguiu a passagem à 2ª ronda da prova dotada de um prize-money de 10 mil dólares. Cláudia Cianci puxou dos galões para triunfar perante Nikol Dobrilova e junta-se, assim, a Inês Murta, Inês Mesquita e Lúcia Quitério nos oitavos-de-final, onde tem encontro marcado com a segunda favorita, Daiana Negreanu.
Amanhã, quinta-feira, espera-se ainda mais emoção nos courts do CT Porto, com a disputa da segunda ronda de singulares masculinos e femininos, assim como os quartos-de-final de pares.