João Monteiro recebe wild card e regressa aos courts no Porto Open 2019
A organização do Porto Open já determinou quem receberá os primeiros wild cards para os quadros principais masculino e feminino da 20ª edição do torneio.
No quadro principal masculino de singulares, João Monteiro foi brindado com um wild card para voltar a um torneio onde já foi muito feliz.
Para João, o campeão do Porto Open 2017 e portuense de gema, além do regresso a casa, este torneio significa igualmente um regresso à competição após longa paragem devido a lesão. Será, com toda a certeza, muito bem recebido pelo público no Monte Aventino, na próxima semana.
Quem também vai jogar no quadro principal desta edição do Porto Open por convite será Francisco Cabral, jovem formado no CT Porto que ocupa a 593ª posição do ranking ATP.
Quanto à prova feminina, já é certa a presença de três jogadoras lusas: Inês Murta e Sara Lança receberam convite da organização e juntam-se a Francisca Jorge no quadro principal de singulares.
Murta, de 22 anos, é nº2 nacional e até já deixou a sua marca no Porto Open quando, em 2016, conseguiu alcançar a final no ano em que o torneio foi marcado pelo regresso da competição feminina. Sara Lança, também de 22 anos, é 874ª no ranking WTA e, este ano, tem mostrado uma boa evolução do seu ténis, merecendo também a confiança da organização do evento.
Foi ainda anunciado um wild card para o qualifying masculino do Porto Open 2019. Hugo Maia, recém-sagrado campeão regional de juniores, vai tentar qualificar-se para a prova principal masculina na próxima segunda-feira.
Além dos convites por parte da organização, relembremos que os jogadores e jogadoras interessados em participar no respectivo quadro de qualificação do Porto open, têm uma oportunidade única com o torneio Pré-Qualificação que vai decorrer este fim-de-semana. As inscrições devem ser feitas por e-mail para torneiosatporto@gmail.com até à próxima sexta-feira, dia 19 de Julho, pelas 13h, indicando o nome, data de nascimento e nacionalidade.
No que à lista de inscritos divulgada diz respeito, como não podia deixar de ser, verifica-se uma “enchente” portuguesa.
Tiago Cação, (553.º ATP) lidera, em termos de ranking, o contingente luso. Segue-se o semifinalista da edição passada, Nuno Borges (649º ATP), Fred Gil (667º ATP), Daniel Batista (533.º ITF) e Luís Faria (681º ITF).
Baptiste Crepatte, actualmente na posição 335º ATP, deverá encabeçar a lista de favoritos. De resto, o francês é apenas um dos seis tenistas gauleses que têm um lugar garantido no quadro principal, juntamente com Antoine Cornut Chauvinc (419º ATP), Albano Olivetti (442º ATP), Hugo Grenier (461º ATP), e Rayane Roumane (548º ATP), Maxime Tchoutakian (230º ITF),
No qualifying, nota para a presença de 9 tenistas portugueses, sendo eles: Francisco Cabral (864º ITF), Fábio Coelho (1085º ITF), Afonso Salgado (1140º ITF), Gonçalo Falcão (1242º ITF), Martim Leote Prata (1261º ITF), Tomás Almeida (1377º ITF), João Graça (1630º ITF), Simão Alves (1994º ITF), e Paulo Fernandes (2126º ITF).
Já no quadro femino, Pemra Ozgen, número 218ª WTA, surge como a actual primeira cabeça-de-série. Segue-se-lhe a francesa Myrtille Georges, número 239.
Francisca Jorge (716ª WTA), bi-campeã nacional absoluta, é mais uma das portuguesas com entrada garantida no quadro principal, fruto da 47ª posição que ocupa no ranking ITF.