Ana Filipa Santos e Teresa Franco Dias eliminadas por favoritas no arranque do WTA 125 Eupago Porto Open
- Francisca Jorge e Matilde Jorge lideram sexteto luso no quadro principal
O regresso de uma prova sob a égide WTA à cidade do Porto aconteceu este domingo, 23 anos depois, e ficou marcado pelas eliminações de Ana Filipa Santos e Teresa Franco Dias no Eupago Porto Open que a Associação de Ténis do Porto organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 20 de julho no Complexo de Ténis do Monte Aventino.
A disputar pela terceira vez na carreira um WTA 125, Ana Filipa Santos (1423.ª WTA) deu réplica a Zarina Diyas (246.ª depois de ter sido 31.ª em 2015) no primeiro set, mas acabou por ceder pelos parciais de 6-3 e 6-0 para a cazaque, que tem no palmarés um título WTA em duas finais disputadas.
Logo a seguir, Teresa Franco Dias (1379.ª) sentiu mais dificuldades no duelo com a japonesa Himeno Sakatsume (269.ª) e perdeu por 6-0 e 6-1 na estreia a este nível.
Sem vencedoras no qualifying, a representação lusa na competição individual ficou a cargo das seis representantes que, desde sábado, já estavam asseguradas no quadro principal: as irmãs Francisca Jorge (242.ª) e Matilde Jorge (250.ª), únicas com entrada direta, e as convidadas Angelina Voloshchuk (846.ª WTA), Analu Freitas (1205.ª), Francisca Laúndes e Lena Couto — ambas sem classificação profissional.
O sorteio colocou metade das protagonistas nacionais frente a frente com adversárias situadas no lote de cabeças de série do torneio que marca o regresso das provas de chancela WTA à invicta pela primeira vez desde 2002.
Número um portuguesa fruto do 242.º lugar no ranking mundial, Francisca Jorge tem encontro agendado com a jovem prodígio checa Tereza Valentova, 135.ª da hierarquia aos 18 anos. A antiga número quatro mundial de sub-18 e campeã de Roland-Garros no escalão na época passada venceu um dos torneios disputados no Complexo Desportivo do Monte Aventino este ano (ITF W75), em janeiro, e aparece no WTA 125 com o estatuto de terceira pré-designada.
Angelina Voloshchuk também vai ter uma favorita do outro lado da rede, no caso a britânica Heather Watson, 143.ª do ranking e 38.ª em 2015. A vencedora de quatro títulos WTA em cinco finais joga no Porto como quarta candidata ao título.
Alina Charaeva (182.ª e oitava cabeça de série) será a adversária da jovem Lena Couto na primeira ronda. Freitas encara a australiana Lizette Cabrera (212.ª) e Laúndes, campeã nacional de sub-18, a alemã de 35 anos Mona Barthel (192.ª), provavelmente a tenista com maior palmarés da prova fruto dos quatro troféus WTA (um de nível 500) em sete finais alcançadas – chegou a atingir o 23.º do posto feminino.
Matilde Jorge, 250.ª e segunda melhor portuguesa da atualidade (foi a melhor pela primeira vez durante uma semana no final de junho), desafia a francesa Carole Monnet (161.ª), antiga campeã do Del Monte Lisboa Belém e finalista de outros três torneios nacionais.
O WTA 125 Eupago Porto Open é encabeçado pela japoensa Aoi Ito (108.ª), finalista do ITF W50 de Corroios esta semana, e tem outros nomes conhecidos como Viktoria Hruncakova (43.ª em 2019), Anna-Lena Friedsam (ex-45.ª e duas vezes vice-campeã de torneios do circuito principal) e Vitalia Diatchenko (antiga 71.ª), vitoriosa em Santarém em 2022 e em Corroios este domingo.
Esta segunda-feira estreiam-se quatro das seis portuguesas presentes no quadro principal, todas no Court Eupago: a primeira será Lena Couto, não antes das 12 horas, seguida de Matilde Jorge, Analu Freitas e Francisca Laúndes.
Gabinete de Imprensa do Eupago PORTO OPEN
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio