Angelina Voloshchuk junta-se a Matilde Jorge na segunda ronda do Eupago Porto Open

Angelina Voloshchuk junta-se a Matilde Jorge na segunda ronda do Eupago Porto Open

  • Francisca Jorge eliminada na estreia pela terceira cabeça de série

Angelina Voloshchuk avançou pela primeira vez num WTA 125 e juntou-se a Matilde Jorge na segunda ronda do Eupago Porto Open, caminho inverso ao da número um nacional, Francisca Jorge, que não conseguiu seguir as mesmas pisadas no torneio que a Associação de Ténis do Porto organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 20 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

Última representante lusa a ir a jogo em singulares, Angelina Voloshchuk (836.ª classificada no ranking WTA) tinha acabado de vencer o primeiro parcial por 6-4 quando a britânica Heather Watson (141.ª e ex-top 40 com quatro títulos do circuito principal no currículo) desistiu com uma lesão no joelho..

Ainda que incompleto, o triunfo desta terça-feira traduziu-se no melhor da carreira em termos de ranking para a jovem de 18 anos, que automaticamente assegurou uma subida de mais de 100 lugares na próxima atualização da hierarquia.

Na quinta-feira, a número três nacional terá pela frente a norte-americana Hina Inoue (203.ª).

Pelo caminho ficou Francisca Jorge, finalista deste Eupago Porto Open em 2020, quando o torneio era um ITF W25 — e semanas antes campeã nacional no mesmo palco, o court central do Monte Aventino.

A número um portuguesa (240.ª) não tinha uma tarefa fácil e confirmou as dificuldades ao perder por 6-1 e 6-3 com a checa Tereza Valentova (129.ª), outra jogadora com boas — e mais recentes — memórias deste local, onde no início do ano venceu um ITF W75 nos campos cobertos.

O Eupago Porto Open era uma das últimas duas oportunidades para Francisca Jorge assegurar um lugar no qualifying do US Open e regressar aos torneios do Grand Slam dois anos depois, restando o ITF W100 da Figueira da Foz na próxima semana. A propósito disso, reconheceu que “a pressão existe, mas há que aceitá-la e acho que já o fiz. Tanto que tenho vindo a jogar bastante bem.”

 

“Às vezes as coisas acontecem por um motivo e eu espero que haja um anjinho lá em cima que me fez mal nestas duas semanas, mas que me ajude na próxima”, atirou ainda na despedida à competição individual, antes de iniciar, na quarta-feira, o ataque ao título de pares com a irmã mais nova, ao lado de quem é bicampeã do WTA 125 do Jamor.

A jornada desta terça-feira também ficou marcada pelo triunfo de uma prodígia e pela eliminação da primeira cabeça de série.

Depois de mais uma paragem forçada, a russa Alina Korneeva voltou a vencer um encontro no ITF W50 de Corroios, a semana passada, e agora, vinda da fase de qualificação no WTA 125 Eupago Porto Open, somou o terceiro triunfo no Complexo Desportivo do Monte Aventino para avançar para a segunda eliminatória.

O constante pára-arranca da jovem de 18 anos, antiga número um mundial de sub-18 e campeã do Australian Open júnior em 2023, tem-na impedido de galgar na classificação WTA.

Após a operação ao pulso esquerdo que a afastou dos courts sete meses em 2024, a tenista da Academia de Rafael Nadal parou mais quatro meses em 2025 e o regresso não foi o esperado, mas quebrou a série de cinco derrotas consecutivas no regresso a Portugal e esta terça-feira prolongou a boa série na cidade invicta ao superar facilmente a francesa Manon Leonard (192.ª) com os parciais de 6-4 e 6-2.

Korneeva (agora 275.ª WTA, mas 128.ª na época transata e semifinalista do WTA 250 de Mérida em outubro) cedeu somente três pontos com o primeiro serviço (90% de aproveitamento) e 12 no total dos jogos de serviço, não dando qualquer chance de break à adversária mais cotada de momento.

Campeã do ITF W100 da Figueira da Foz há dois anos e do ITF W100 das Caldas da Rainha há um, a ainda teenager vai defrontar a japonesa Himeno Sakatsume (280.ª), igualmente oriunda da fase prévia, que surpreendeu a compatriota Aoi Ito (103.ª), primeira cabeça de série da prova e recém-finalista em Corroios, através de esclarecedores 6-1 e 6-1.

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto