Angelina Voloshchuk prolonga semana histórica com quartos de final no Eupago Porto Open

Angelina Voloshchuk prolonga semana histórica com quartos de final no Eupago Porto Open

  • Irmãs Jorge surpreendidas nos quartos de final de pares

Angelina Voloshchuk voltou a celebrar no Complexo Desportivo do Monte Aventino e apurou-se pela primeira vez para os quartos de final de um WTA 125 no Eupago Porto Open, o torneio que a Associação de Ténis do Porto organiza, até domingo, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis.

Dois dias depois de celebrar pela primeira vez a este nível, a número três nacional e 836.ª classificada no ranking WTA superou com distinção a norte-americana Hina Inoue (203.ª) por 6-4 e 6-3.

Voloshchuk esteve a perder por 4-1 na primeira partida, mas combateu os nervos e entrou “na zona” para assinar a melhor vitória da carreira em encontros completos — na terça-feira, liderava por 6-4 quando a britânica Heather Watson (141.ª e ex-top 40 com quatro títulos WTA no currículo) abdicou da conclusão do embate devido a uma lesão no joelho.

Esta é apenas a segunda participação de Angelina Voloshchuk em provas WTA 125. Na anterior, foi derrotada na estreia em Oeiras; agora, está pela primeira vez nuns quartos de final (serão apenas os quartos em torneios internacionais) e já garantiu uma subida de pelo menos 170 lugares na próxima atualização do ranking, estando cada vez mais perto de superar o 649.º que chegou a ocupar no verão passado.

Na sexta-feira, a jovem portuguesa discutirá um lugar nas meias-finais com Lanlana Tararudee (187.ª) no terceiro embate do dia (segundo das 13 horas). A tailandesa de 21 anos venceu a australiana Taylah Preston (189.ª) por 6-2 e 6-2.

A jornada desta quinta-feira no Complexo Desportivo do Monte Aventino também ficou marcada pelos rumos distintos seguidos por duas das jovens mais promissoras do circuito feminino.

Tereza Valentova (129.ª WTA) continua em velocidade de cruzeiro e carimbou a presença nos quartos de final ao ceder apenas sete jogos em dois encontros.

Dois dias depois de bater a número um nacional Francisca Jorge, a tenista de 18 anos despachou a antiga top 50 Viktoria Hruncakova (atual 220.ª) por 6-3 e 6-0 em apenas 57 minutos, sem perder o serviço em todo duelo (enfrentou um break point) e ao ceder apenas seis pontos em todo o segundo parcial.

Já com três títulos em quatro finais na presente temporada, um deles neste mesmo complexo em janeiro e o outro o primeiro num WTA 125 em Grado, a jovem nascida em Praga terá como adversária a chinesa Xinyu Gao, quarta cabeça de série (164.ª) e carrasca de Matilde Jorge na véspera.

Em sentido oposto, Alina Korneeva (275.ª) foi eliminada e não vai repetir as conquistas dos ITF W100 da Figueira da Foz em 2023 e das Caldas da Rainha em 2024. Ainda a recuperar de mais um ano marcado por problemas físicos (neste caso parou quatro meses devido à perna, depois de em 2024 ter ficado arredada do circuito sete meses para ser operada ao pulso esquerdo), a também jovem de 18 anos perdeu um embate entre qualifiers diante da japonesa Himeno Sakatsume (280.ª) com os parciais de 7-5 e 7-6(3).

A pupila da Academia de Rafael Nadal — esta semana orientada pela antiga top 20 Anabel Medina Garrigues, ex-campeã de pares do Porto Open, como WTA, em 2001 — segue agora para a Figueira da Foz para tentar replicar o sucesso de há dois anos.

Já a veloz Sakatsume, de 23 anos, apurada pela primeira vez para os quartos de final de um WTA 125, vai ter pela frente outra tenista bem cotada, no caso a nível curricular: a igualmente russa Vitalia Diatchenko (439.ª), ex-top 80 com três títulos WTA 125 no currículo e campeã em Corroios no último fim de semana,que esta quinta-feira celebrou pela sétima vez consecutiva em Portugal ao sobreviver a 2h56 para bater a compatriota Alina Charaeva (176.ª e oitava cabeça de série) por 6-4, 4-6 e 7-6(0), num duelo com 16 breaks.

Os quartos de final do Eupago Porto Open também vão contar com um compromisso entre a germânica Anna-Lena Friedsam (221.ª, ex-45.º) e a japonesa Mai Hontama (202.ª), a única antiga vencedora da prova a competir no torneio.

Nos pares, a esperança de novo triunfo luso acabou nos quartos de final com uma derrota surpreendente de Francisca Jorge e Matilde Jorge. Bicampeãs do Oeiras Ladies Open, as duas melhores melhores portuguesas da atualidade (101.ª e 104.ª classificadas no ranking mundial da especialidade) foram surpreendidas por Alina Charaeva e Gabriela Knutson, que venceram por 7-6(4) e 6-2.

Foi a primeira derrota num WTA 125 para Francisca Jorge e Matilde Jorge, que em caso de vitória chegaria pela primeira vez ao top 100 mundial da especialidade (a irmã mais velha já lá esteve e reentraria nesse lote).

 

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto