Angelina Voloshchuk termina melhor semana da carreira nos quartos de final do Eupago Porto Open

Angelina Voloshchuk termina melhor semana da carreira nos quartos de final do Eupago Porto Open

  • Tereza Valentova lidera quarteto de semifinalistas
  • Final de pares marcada para as 15 horas deste sábado

Angelina Voloshchuk foi eliminada nos quartos de final do Eupago Porto Open e concluiu a melhor semana da carreira, um resultado que acabou com a representação portuguesa no regresso de provas sob a égide da WTA à cidade invicta 23 anos depois. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, este WTA 125 decorre até domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino e já se sabe que vai coroar uma campeã inédita.

Esta sexta-feira, a número três nacional e 836 WTA perdeu por 7-5 e 6-2 com a tailandesa Lanlana Tararudee (187.ª).

O Eupago Porto Open foi apenas o segundo torneio da categoria WTA 125 em que Voloshchuk participou. No anterior, a jovem de 18 anos foi eliminada à primeira no Jamor. Três meses depois, celebrou as duas melhores vitórias da carreira no Complexo Desportivo do Monte Aventino, onde igualou o melhor resultado do ténis português em provas com a chancela WTA — as colegas de seleção Francisca Jorge e Matilde Jorge jogaram os quartos de final da primeira edição do Oeiras Ladies Open, há pouco mais de um ano.

No terceiro embate da semana, Voloshchuk chegou a liderar a primeira partida por 4-2 e ainda dispôs de 40-0 no serviço para forçar um tie-break, mas perdeu o ascendente e acabou por ver a adversária tailandesa fugir com a vitória.

“Foi uma grande semana para mim. Hoje não correu da melhor forma, mas apesar da derrota foi um encontro com bastante nível da minha parte. Era um bocadinho mais complicado do que ontem porque ela servia bem e causou-me mais dificuldades”, reconheceu Angelina Voloshchuk, que disse adeus à invicta com “muita confiança” e “muita vontade de jogar os próximos torneios e fazer ainda melhores resultados”.

Para a jovem portuguesa, segue-se o ITF W100 da Figueira da Foz já na próxima semana, que também ficará marcada por uma ascensão de quase 200 lugares no ranking graças ao brilharete no Porto.

Para Tararudee, sábado será dia de uma nova meia-final na invicta. Semifinalista do torneio há um ano, quando era um ITF W75, a jogadora da Tailândia terá como adversária a alemã Anna-Lena Friedsam (atual 221.ª e ex-top 50), que no derradeiro embate do dia deu a volta à japonesa Mai Hontama (202.ª), campeã do torneio em 2021, para vencer por 3-6, 6-4 e 6-4.

O outro lugar na final será discutido entre Tereza Valentova (129.ª) e Himeno Sakatsume (280.ª) a partir das 11 horas.

Valentova ainda só tem 18 anos, é vista como uma das jovens prodígio no circuito e tem arrasado todas as adversárias. Esta sexta-feira, só precisou de 73 minutos para despachar a chinesa Xinyu Gao (164.ª e quinta favorita ao título) com os parciais de 6-0 e 6-3 – cedeu um segundo jogo de serviço a 5-2 após ter tido um match point a favor.

Terceira cabeça de série, a checa também foi responsável pela eliminação de Francisca Jorge (logo na primeira ronda) e agora procura a segunda final no Porto, seis meses depois de ter ganho um ITF W75 neste mesmo local, mas nos campos cobertos.

A separá-la desse objetivo estará a jogadora com mais triunfos esta semana. Sakatsume veio do qualifying, campanha que iniciou com um triunfo sobre Teresa Franco Dias, e deu a volta à russa Vitalia Diatchenko (439.ª) por 2-6, 7-5 e 6-4 quando o marcador apontava 2h25 de um duelo com 14 quebras de serviço e 33 break points na totalidade.

A disputar os maiores quartos de final da carreira e logo diante uma ex-71.ª WTA com três troféus na categoria, Sakatsume recuperou de uma desvantagem de 3-0 no terceiro set para bater a recém-campeã de Corroios (e de Santarém em 2022).

Depois das meias-finais de singulares acontecerá a final de pares, nunca antes das 15 horas. De um lado estarão as irmãs norte-americanas Carmen Corley e Ivana Corley, do outro En-Shuo Liang e Peangtardn Plipuech.

 

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto