Cerimónia de apresentação do Eupago Porto Open 2025
Foi hoje apresentada a 27.ª edição do Eupago Porto Open, que vai decorrer no Complexo Desportivo do Monte Aventino, entre 14 de julho e 3 de agosto. Um torneio histórico em Portugal, que a lenda espanhola Arantxa Sanchez (foi número 1 mundial) e a brasileira Bia Haddad Maia (em 2023 foi Top Tem do ranking mundial WTA) venceram e em que Nuno Borges e João Sousa foram finalistas.
Passados 23 anos, o Porto Open volta a receber o WTA (Women’s Tennis Association), dotado de 115 mil euros em prémios, que vai decorrer de 14 a 20 de Julho. O segundo torneio, o ITF Men’s M25, vai distribuir 30 mil euros e vai realizar-se de 22 a 27 de Julho. Este circuito termina com o ATP Challenger 1oo, que se joga de 28 de Julho a 3 de Agosto, tendo como prize money 145 mil euros.
Durante três semanas, a cidade do Porto vai ter ténis de qualidade, com entrada livre para os espetadores, exceto as finais.
Segundo António Paes de Faria, presidente da Associação de Ténis do Porto e entidade organizadora,“esta é a maior prova de piso rápido que se joga em Portugal e que tem uma relação muito forte com a cidade, daí a identidade do Porto associada ao naming do torneio. Pretendemos reforçar ainda mais esta ligação à cidade como um grande espetáculo desportivo nesta época de verão, como também na promoção da marca a nível internacional no ténis”.
Em termos de competição, “nesta edição contamos como cabeça de lista do torneio masculino o Jaime Faria e também Henrique Rocha, a que se juntam várias promessas do ténis mundial”, enquanto, no feminino, “vamos contar com as duas melhores tenistas nacionais, a Francisca e a Matilde Jorge, assim como várias jogadoras em ascensão no ranking WTA”, salientou o diretor do torneio.
Já Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto e presidente do Conselho de Administração da Ágora, sublinhou a importância da parceria do Município e que “esta colaboração tem permitido recuperar uma prova histórica e reforçar o seu papel no panorama desportivo, tanto a nível nacional como internacional”.
O presidente da Federação Portuguesa de Ténis, João Paulo Santos, garantiu que “estão reunidas todas as condições para uma edição bem-sucedida” e apelou à participação do público ao longo das três semanas de competição.
O naming do torneio mantém-se, pelo segundo ano consecutivo, com a Eupago. José Veiga, fundador e co-CEO a referir que “a Eupago reforça o compromisso que assumiu no ano passado com o Eupago Porto Open, porque acredita que é uma relação vitoriosa para ambas as partes. A nossa missão de democratização dos pagamentos está alinhada com os valores de inclusão deste evento de ténis, além de que estamos convictos que acrescentamos valor e visibilidade a um desporto tão nobre. Como naming sponsor, estamos confiantes que o segundo ano será ainda melhor do que o primeiro e orgulhosos por poder contribuir para esta missão comum de aproximar cada vez mais pessoas ao ténis em Portugal”.
Na cerimónia foi também apresentado o cartaz oficial, da autoria da artista portuense Camila Nogueira.