Coutada do Pedro – Depende…
Um cabelo na sopa é muito mas um cabelo na cabeça de um careca, é pouco. Tudo, tudo é relativo.
Perguntaram ao Jimmy Connors se sentia pressão quando jogava uma final e ele respondeu de uma forma lacónica: “Pressão é não ter dinheiro para dar de comer aos filhos” (frase repetida, e bem, pelo nosso João Sousa em Abril deste ano num programa de televisão).
O empenho que demonstramos nos treinos será reflectido nos jogos e essa é a grande verdade. O que aprendi com o meu Pai e tento passar para os meus filhos, também eles felizmente desportistas, é que temos que dar o máximo em tudo o que fazemos. O resultado não é o mais importante, até porque, mais cedo ou mais tarde, acabam por surgir os triunfos.
No ténis, como na vida, somos obrigados, necessariamente, a aprender a viver com os dois resultados possíveis. Umas vezes ganhamos e outras perdemos. O importante é saber aprender com as derrotas e ser humildes nas vitórias.
A forma como relativizamos as coisas é que nos vai fazer ser mais ou menos felizes. Tudo depende do momento, do dia, do estado de espírito. Façamo-lo com determinação e empenho. Em tudo.