Dois top 70 na frente do elenco do terceiro Porto Open Challenger

Dois top 70 na frente do elenco do terceiro Porto Open Challenger

Frederico Silva lidera inscrições lusas

Bicampeão em título com regresso marcado

 

O húngaro Marton Fucsovics e o francês Quentin Halys lideram a lista de inscritos na terceira edição do Porto Open enquanto etapa do ATP Challenger Tour. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, o maior torneio da cidade invicta acontecerá no Complexo de Ténis do Monte Aventino entre os dias 30 de julho e 6 de agosto e desta vez como Challenger 125, uma das duas categorias mais importantes e dotada de 145.000 euros em prize-money.

Número 54 do ranking mundial, Marton Fucsovics é o jogador com melhor classificação no elenco deste Porto Open e tem um currículo recheado de resultados interessantes: para além de ter sido 31.º classificado em março de 2019, o jogador nascido em Nyiregyhaza (mais perto das fronteiras com Eslováquia, Ucrânia e Roménia do que da capital Budapeste) venceu o ATP 250 de Genebra em 2018 e foi finalista do ATP 250 de Sófia em 2019.

Mas foi dois anos mais tarde, em fevereiro de 2021, que disputou a decisão mais importante ao sagrar-se vice-campeão do ATP 500 de Roterdão, onde só perdeu para Andrey Rublev. Meses depois, conseguiu a desforra do russo em Wimbledon, onde celebrou uma das três vitórias da carreira contra adversários do top 10 mundial a caminho dos oito melhores num dos quatro maiores torneios do calendário pela primeira vez na carreira.

Fucsovics, aliás, já inscreveu o nome na segunda semana de quatro torneios do Grand Slam ao alcançar por duas vezes a quarta ronda do Australian Open (2018 e 2020) e uma em Roland-Garros (2020), campanhas que superou ao tornar-se quartofinalista de Wimbledon nesse ano de 2021, tendo ainda alcançado a terceira eliminatória do US Open em 2020.

O segundo classificado na lista de inscritos é Quentin Halys (65.º do ranking), finalista da primeira edição do Porto Open Challenger, em 2021, e que este ano não só já brilhou em Portugal, como assinou as melhores campanhas da carreira a todos os níveis.

Já depois de ter feito quartos de final no ATP 250 de Auckland e terceira ronda do ATP Masters 1000 de Miami (uma categoria onde nunca tinha vencido num quadro principal), assinou vitórias contra Nuno Borges, Roberto Bautista Agut e Dominic Thiem no Millennium Estoril Open para atingir pela primeira vez as meias-finais de um torneio no circuito principal. Mais recentemente, também se destacou em Wimbledon ao inscrever o nome na terceira ronda de um ‘Major’ pela primeira vez.

Benjamin Bonzi (107.º e finalista dos ATP 250 de Pune e Marselha este ano) e Hugo Grenier (135.º) seguem-se na lista de cabeças de série provisórios e ajudam a que França seja o país mais representando na lista de inscritos, em que também constam Laurent Lokoli (186.º), Antoine Escoffier (188.º), Terence Atmane (250.º) e Pierre-Hugues Herbert (450.º), que já foi top 40 de singulares e se tornou num dos melhores jogadores de pares das últimas décadas (23 títulos, entre eles o Grand Slam de carreira, o ATP Finals e a Taça Davis).

A fechar a lista do quadro principal surge ainda Altug Celikbilek, turco que foi o surpreendente campeão das duas primeiras edições do Porto Open como torneio Challenger e que já foi 154.º do ranking, mas que atualmente ocupa o 292.º lugar.

A comitiva lusa é liderada por Frederico Silva (196.º), para já o único representante nacional confirmado no quadro principal por ter sido o único a obter entrada direta, mas que deverá receber a companhia de alguns compatriotas após a atribuição dos três wild cards à disposição da organização.

Seguem-se Gonçalo Oliveira (269.º e em grande destaque com seis títulos ITF já conquistados este ano) e Gastão Elias (346.º) na lista dos 20 primeiros alternates à lista provisória do quadro principal, enquanto no qualifying estão já confirmados Henrique Rocha (377.º), João Domingues (497.º) e Jaime Faria (538.º).

Esta é a terceira edição consecutiva do Porto Open como torneio do ATP Challenger Tour, mas entre todas as formas e categorias o maior torneio internacional de ténis da cidade invicta já vive a 24.ª edição e em 2023 celebra-a na máxima força ao contar com três provas distintas distribuídas por três semanas.

Já esta semana, entre 23 e 30 de julho, Complexo Desportivo do Monte Aventino é palco do Porto Open M25 – Next Gen, um torneio masculino de 25.000 dólares que dá a vários jovens nacionais e internacionais a oportunidade de amealharem pontos importantes ao mesmo tempo que ensaiam a participação no Porto Open Challenger 125 — um dos três torneios Challenger mais importantes alguma vez realizados em Portugal.

 

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto