Esperanças lusas residem em Inês Murta e nos pares

Esperanças lusas residem em Inês Murta e nos pares

O sexto dia do Porto Open 2016 foi um “dia negro” para o contingente de portugueses nas provas de singulares. Após o afastamento de João Domingues, Cláudia Cianci, Inês Mesquita e Lúcia Quitério na segunda ronda do evento, as esperanças lusas residem agora na atleta número dois nacional, Inês Murta.

Murta, que enfrentou Mia Eklund na segunda ronda do quadro feminino, assinou a passagem aos quartos-de-final logo pela manhã, após uma dura batalha. No emblemático court central do Clube de Ténis do Porto, Inês Murta precisou puxar dos galões para conseguir uma reviravolta frente a Eklund. Depois de três horas de bom nível competitivo, a nº579 mundial triunfou pelos parciais de 5-7, 6-3 e 6-4.

Inês Murta vai enfrentar, nos “quartos”, a espanhola Maria Martinez, oitava cabeça-de-série, que hoje bateu Lúcia Quitério pelos parciais finais de 6-1, 1-6, 6-4. Quitério, que também hoje foi eliminada na variante de pares, onde fazia dupla com Rita Pinto, termina a sua participação na 17ª edição do Porto Open de cabeça erguida. Depois de ultrapassar o qualifying e arrecadar a primeira vitória da carreira em torneios internacionais, a lusa de apenas 16 anos de idade, hoje bateu-se de igual para igual frente a uma atleta melhor cotada.

No Quadro Masculino, João Domingues, vice-campeão da edição de 2015 e único português ainda em prova, não conseguiu alcançar os quartos-de-final. Laslo Urrutia Fuentes conseguiu defender dois match-points e galvanizou-se para uma das melhores vitórias da carreira.

Entretanto, em pares masculinos, Gonçalo Oliveira, que fez dupla com Marc Fornell-Mestres, conseguiu o apuramento para as meias. Nos femininos, Rita Vilaça e Francisca Jorge continuam em grande enquanto equipa, tendo batido Murta/Eklund em dois sets, garantindo também a passagem às semifinais.

Amanhã serão disputados os encontros relativos aos quartos-de-final da prova. Até onde conseguirá chegar Inês Murta? Quem será o novo campeão do Porto Open? Conseguirão os pares nacionais chegar longe na competição? Saberemos as respostas muito em breve!

Masters Porto Open Junior          

De forma a fazer desta uma festa do ténis para todos, tal como prometido no arranque do segundo maior torneio de ténis nacional, o próximo fim-de-semana também será repleto de ténis juvenil, no Clube de Ténis do Porto.

Assim, os oito melhores jogadores e jogadoras do circuito Porto Open Junior, que consistiu em seis provas nacionais decorridas ao longo deste ano, vão disputar o troféu da primeira edição deste evento de ténis promovido pela Associação de Ténis do Porto para os mais jovens. O ténis é mesmo para todos!

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto