Eupago Porto Open com portugueses em todos os embates dos quartos de final
Araújo e Prata protagonizam duelo luso que garante semifinalista
Pedro Araújo, João Domingues, Francisco Rocha, Diogo Marques e Vasco Prata apuraram-se para os quartos de final de singulares do Eupago Porto Open, que contará com pelo menos um tenista português na fase seguinte. Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, este ITF M25 acontece até domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
A primeira vitória da jornada foi celebrada por Vasco Prata, que assim chegou pela primeira vez aos quartos de final de um torneio internacional. O lisboeta de 20 anos (atualmente no 1837.º lugar do ranking ATP) continua a aproveitar a interrupção letiva nos Estados Unidos da América para desbravar caminho no circuito mundial e esta quinta-feira deu a volta ao checo Marek Gengel (474.º) para vencer por 3-6, 6-3 e 6-4 após 2h12.
Convidado para o quadro principal na sequência da vitória na Eupago Cup, um torneio do circuito nacional que aconteceu neste mesmo local há duas semanas, o jovem que estuda na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, será coprotagonista do duelo mais aguardado de sexta-feira, dado que do outro lado da rede estará Pedro Araújo.
O lisboeta voltou a atuar em sessão noturna, mas desta vez só precisou de duas partidas para confirmar o estatuto de quinto pré-designado (fruto do 547.º lugar na hierarquia mundial) e passou pelo qualifier mexicano Alan Magadan (1399.º) com os parciais de 6-1 e 6-4.
O duelo entre Araújo e Prata será o único a colocar frente a frente dois jogadores “da casa”, mas todos os embates dos quartos de final contarão com um tenista português.
Na mesma metade do quadro, João Domingues (722.º) venceu Ignasi Forcano (1727.º) por claros 6-2 e 6-2 e juntou-se ao francês Lucas Poullain (385.º), segundo cabeça de série que precisou de três partidas para vencer o norte-americano Murphy Cassone (896.º) por 6-1, 2-6 e 6-3.
O triunfo mais rápido do dia foi assinado por Francisco Rocha. Após dispender 3h40 para superar Gonçalo Oliveira no dia anterior, o portuense (921.º ATP) só precisou de 1h06 para se desenvencilhar do turco Koray Kirci (921.º), por 6-0 e 6-2, e desta forma alcançou os primeiros quartos de final da temporada.
Para inscrever o nome numas meias-finais pela primeira vez, o irmão mais velho de Henrique Rocha terá de passar por Diego Fernandez Flores.
O chileno (697.º) esteve em muito maus lençóis, mas reagiu a tempo de colocar um ponto final na série vitoriosa de Frederico Silva (587.º), que liderou por 6-4 e 4-1, e venceu o caldense, recém-campeão em Castelo Branco, por 4-6, 7-6(4) e 6-1 após 3h52.
Também em três sets e já para lá das três horas de duração se escreveu a história da vitória de Diogo Marques contra Tiago Torres. Num embate entre dois jogadores que optaram pelo circuito universitário norte-americano, o setubalense de 24 anos (1216.º classificado no ranking ATP) anulou três match points no tie-break decisivo e levou a melhor sobre o lisboeta de 22 anos (1916.º) por 2-6, 7-5 e 7-6(6) em 3h19.
Igualada a melhor campanha da carreira, alcançada há sensivelmente um mês no seu “Setúbal Open”, Diogo Marques também irá a jogo na sexta-feira com o objetivo de estrear-se em meias-finais. A separá-lo desse objetivo terá o francês Tom Paris (638.º), oitavo cabeça de série.
No quadro de pares o cenário é totalmente diferente do de singulares, dado que as derrotas de Diogo Marques e Afonso Portugal para o australiano Ethan Cook e o búlgaro Nikolay Nedelchev (6-4 e 6-4) e de João Graça com Gonçalo Marques perante o estónio Johannes Seeman e o norte-americano Wally Thayne (6-1 e 7-6[4]) ditaram o fim da representação lusa logo nos quartos de final.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open ITF M25
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: Lourenço Rodrigues
Para estar a par de toda ação que ocorre nos courts ao minuto, deixamos as respetivas hiperligações com resultados atualizados ao segundo, bem como, a transmissão dos jogos em direto e a ordem de jogos.