Gonçalo Oliveira ruma aos quartos-de-final do Porto Open
Esta quarta-feira, a ação nos courts do Monte Aventino teve início pelas 11h da manhã, com os primeiros confrontos relativos à segunda ronda do quadro principal do Porto Open, prova que integra o calendário ATP Challenger Tour de 2021.
A abrir o dia, no Court Central, esteve um tenista da casa: Gonçalo Oliveira. O portuense teve pela frente o 251º do ranking ATP, Peter Polansky, canadiano de 33 anos. O encontro começou muito equilibrado, sem qualquer break point concedido ou dupla falta cometida. A concentração dos protagonistas foi exímia.
Chegado o tie-break, Oliveira manteve o nível, mas o seu adversário denotou algum nervosismo, concedeu três breaks, e o set inaugural caiu naturalmente para o jogador da casa.
O segundo parcial teve um começo lento, com pontos de serviço ganhos de parte a parte, até que Polansky cedeu e Gonçalo Oliveira, com uma grande exibição, nunca deixaria fugir essa vantagem. Triunfo irrepreensível por 7-6(3) e 6-4 que colocam o português na rota de S. Stakhovsky, ex-número 31 mundial.
Menos sorte teve Frederico Silva, vice-campeão do Porto Open em 2015, que teve de abandonar o encontro com Tatsuma Ito (JPN) devido a problemas físicos. Recorde-se que o atual nº 3 português no ranking vem de uma excelente campanha no qualifying para Wimbledon 2021.
O japonês Ito vai agora defrontar o jovem turco Altug Calikbilek que, hoje, surpreendeu o principal favorito à vitória no Porto Open Challenger: Thiago Seyboth Wild, do Brasil, número 126 da hierarquia internacional.
Já na variante de pares, este foi um dia especialmente infeliz para as aspirações das duplas lusas em competição. Faria/Rodrigues cederam perante os favoritos Galloway/Lawson, ao passo que Cação e Falcão não conseguiram reunir argumentos para derrotar Istomin/Yevseyev. Araújo/Coelho também ficaram pela primeira ronda, assim como Gonçalo Oliveira, que formou dupla com o equatoriano Emilio Gomez.
Nos quartos-de-final de pares, Francisco Cabral e Nuno Borges têm encontro marcado com a dupla de argentinos Anreozzi/Duran.
Esta quinta e sexta-feira serão transmitidos na Sport TV os dois confrontos da jornada da tarde no Court Central, a partir das 13h. Neste caso, amanhã será possível assistir em direto ao embate entre Denis Istomin e o luso Gastão Elias, seguido do encontro muito antecipado entre Thanasi Kokkinakis e Quantin Halys.