Inês Murta, Gonçalo Oliveira e Francisca Jorge/Rita Vilaça em destaque
Um dia positivo para as esperanças lusas na 17ª edição do Porto Open. Enquanto Inês Murta, a única atleta lusa ainda em provas em ambos os quadros de singulares, as duplas Rita Vilaça/Francisca Jorge e XXX assinaram a proeza de alcançar a final das respectivas competições de pares.
Em quase duas horas de jogo, Inês Murta, nº 2 nacional, resolveu a questão frente à espanhola Maria Martinez Martinez. Apesar de um primeiro set muito disputado, 7-6(5), Murta foi imparável no segundo e derradeiro set, apenas concedendo dois pontos à adversária.
Nas meias-finais, que amanhã serão jogadas, a tenista portuguesa terá pela frente um desafio teoricamente mais complicado, uma vez que defronta a segunda cabeça-de-série, Daiana Negreanu, que hoje derrubou Alicia Herrero Linana. As outras semifinalistas são Dana Kremer e Nina Stadler.
Vilaça/Jorge discutem troféu com ex-número um mundial!
Na vertente de pares femininos foi a dupla Rita Vilaça/Francisca Jorge quem mais brilhou neste sétimo dia de competição. Frente às terceiras favoritas do quadro, as espanholas Luque Moreno/Maria Martinez, a dupla de nortenhas não deu qualquer hipótese e conseguiu uma folgada vitória por um duplo 6-1.
No embate da final, Jorge e Vilaça terão pela frente nada mais, nada menos, do que uma ex-número um mundial em pares e campeã da variante em Wimbledon e Rolland Garros (2013 e 2014, respectivamente), Su-Wei Hsieh, que forma dupla com Shu-Ying Hsieh. Prevê-se uma interessante e emocionante batalha no Court Central do Clube de Ténis do Porto!
Gonçalo Oliveira espera por Fred Gil na final de pares masculinos
Também o derradeiro encontro da variante de pares masculinos vai contar com representantes lusos. Gonçalo Oliveira, que forma dupla com o espanhol Fornell-Mestres, conseguiu alcançar a final da prova após derrotar Deus/Domingues no tie-break, num encontro impróprio para cardíacos, em que qualquer uma das equipas podia triunfar.
Do outro lado do court da final poderá estar Fred Gil, campeão do Porto Open 2014, acompanhado pelo espanhol Marc Giner, uma vez que a dupla luso-castelhana apenas amanhã termina o encontro das semifinais frente a Pujol-Granollers/Vega Hernandez.