Irmãs Jorge seguem em frente no quadro de pares do Porto Open

Irmãs Jorge seguem em frente no quadro de pares do Porto Open

Esta quarta-feira, no Porto Open, começou mal, mas acabou bem para a dupla de irmãs portuguesas Matilde e Francisca Jorge.

Tudo começou com o afastamento das esperanças lusas no quadro principal do ITF Women’s W40 que decorre, nos courts do Monte Aventino, até domingo.

A partir das 12h, Francisca Jorge, nº 1 nacional, enfrentou a chinesa Xinyo Gao no Court Central do complexo. Depois de impor todo o seu ténis num primeiro set de um só sentido, vencendo por 6-1, a vimaranense entraria menos confiante no segundo parcial permitiu o 6-4 da adversária e respetivo empate no marcador. Num terceiro set de muitos nervos, com dois breakpoints perdidos para cada jogadora, o desenlace viria após um tie-break e quase três horas de jogo, tendo a chinesa triunfado por 7-6(4) no derradeiro parcial.

A sorte de Matilde Jorge – que ontem esteve a grande nível na primeira ronda – acabaria por ser a mesma da sua irmã momentos antes. A nº 2 lusa viu a segunda pré-designada do quadro, Lesley Kerkhove, vencer o primeiro set por 6-4, mas respondeu da melhor forma aplicando um 6-1 no seguinte. No entanto, a neerlandesa fez jus à vasta experiência e viria a triunfar no set final por 6-0, resultado que viria a determinar o afastamento precoce das esperanças portuguesas no torneio internacional que distribui 40 mil dólares.

Destaque ainda para a vitória nada fácil da antiga nº 1 de pares mundial, Kristina Mladenovic, que precisou de três sets para levar de vencida a jovem Alina Korneeva que, já este ano, venceu os torneios juniores do Australian Open e de Roland Garros.

Em outros encontros da 3ª ronda do Porto Open W40 decorridos hoje, saíram por cima Arina Rodionova, Isabella Shinikova, Inglis Maddison (eliminou a campeão em título), a 1ª cabeça-de-série Arianne Hartono, Tan Harmony, Petra Hule, Chelsea Fontenel (uma lucky loser), Polina Iatchenko, Maria Bondarenko, Lulu Sun, Haruka Kaji e Lina Glushko. No total, ainda estarão representadas oito nacionalidades diferentes na próxima fase do quadro principal do Porto Open.

Par Matilde e Francisca Jorge segue em frente

E agora claro, as boas notícias! No encontro que encerrou o dia no Court Central do Monte Aventino, a dupla Francisca Jorge/ Matilde Jorge voltou à ação, desta vez unindo forças para defrontar o par russo formado por Gureva/Korneeva.

As irmãs Jorge viriam, mais uma vez, a fazer valer a sua excelente química e bom nível tenístico, aplicado um 6-1 e 6-2 perante as adversárias. Na próxima ronda do quadro da variante está assim marcado um duelo luso-brasileiro: as adversárias de Francisca e Matilde serão Ana Candiotto/ Rebeca Pereira.

Amanhã não vai faltar ténis de alto nível e a entrada é livre durante todo o evento. Relembramos que a este W40 sucede um ITF masculino de 25 mil dólares e, por fim, o Challenger Porto Open que vai distribuir 145 mil dólares de prize-money.

Além de muito ténis, a organização do convida todos os fãs da modalidade a comparecer às Sunset Sessions by Carslberg, que acontecem todos os dias a partir das 18h e são totalmente abertas ao público em geral. As bebidas e o espetáculo ficam por nossa conta!

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto