Isabella Shinikova é a grande campeã do Porto Open W40
Chegou, surpreendeu e venceu. Esta pode ser a descrição mais fiel de toda a semana da búlgara Isabella Shinikova no Porto Open 2023, prova internacional feminina que distribui 40 mil euros em prémios.
Shinikova não era uma das favoritas à vitória no quadro principal, ocupando no início da semana a posição nº 410 do ranking WTA. No entanto, e a própria admitiu-o em declarações à organização no final da meia-final de ontem, o duro confronto da 1ª ronda contra Anna Kubareva – durou mais de três horas -, acabaria por despoletar na tenista de 31 anos uma confiança e “garra” extra ronda após ronda, até chegar à final.
No derradeiro confronto do quadro, frente à mais bem cotada e antiga top10 mundial, a francesa Kristina Mladenovic, Shinikova voltou ao Court Central do Monte Aventino com a mesma confiança nas suas capacidades e acabaria por vencer e convencer em apenas dois sets, por 6-4 e 7-5.
Apesar de muitos pontos bastante disputados, com vários rallies e possibilidade de breakpoints para cada lado, a história de superação da búlgara – que vem de dois anos marcados por problemas físicos -, teria de acabar assim, erguendo o almejado troféu do Porto Open sob uma merecidíssima standing ovation do público das bancadas do complexo.
Amanhã, a ação continua com o torneio M25, cujo qualifying já teve início hoje.