Jaime Faria surpreendido no regresso ao Eupago Porto Open

Jaime Faria surpreendido no regresso ao Eupago Porto Open

  • Tiago Torres “fura” qualifying de um Challenger pela primeira vez
  • Super terça-feira com seis portugueses em ação nos singulares

Jaime Faria caiu na estreia como cabeça de cartaz do Eupago Porto Open, num dia que também ficou marcado pelo apuramento de Tiago Torres para o quadro principal de um Challenger pela primeira vez na carreira.

Este torneio do ATP Challenger Tour (categoria 100) é organizado pela Associação de Ténis do Porto no Complexo Desportivo do Monte Aventino com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e terá uma autêntica “terça-feira gorda” em que Henrique Rocha, Frederico Silva, Tiago Pereira, Gastão Elias e Pedro Araújo se juntam ao qualifier na programação, logo a partir das 11 horas.

A jogar em hard courts pela primeira vez desde janeiro, Jaime Faria (116.º) não foi feliz no regresso à superfície e perdeu por 2-6, 7-6(3) e 7-5 com o amigo Elias Ymer (atual 232.º e ex-105.º) depois de um embate em que ficou vários furos abaixo do nível que já apresentou este ano e que o levou à elite do circuito mundial.

Semifinalista do torneio em 2024, Faria não foi capaz de igualar o espírito competitivo da participação anterior e concedeu a recuperação no reencontro com um adversário de boas memórias — tinha ganho a Ymer em abril de 2024 para conquistar, em pleno court central do Jamor, o primeiro título Challenger da carreira.

Para o desfecho muito contribuiu o derradeiro jogo de serviço, que concedeu com quatro duplas faltas (cometeu 14 ao longo do duelo) e o levaram a ceder à frustração e a partir uma raqueta, gesto punido com a perda de um ponto.

“Estava a sentir-me bem nos treinos e fiz uma boa mudança para o piso rápido, com boas sensações e motivado. Nem tinha muitas desculpas, mas o encontro embrulhou-se e ele foi mais experiente e mais competitivo. Fui-me mantendo vivo no terceiro set graças ao serviço, mas no final, no calor do momento, fiz um disparate de duplas faltas. Quem não mata, morre”, explicou na conferência de imprensa a um dia de elevadas temperaturas e “muito vento” dentro do court que dificultou a adaptação.

Apesar da desilusão, o número dois português garantiu já estar “totalmente recuperado” e “sem condicionantes” das várias lesões que complicaram os últimos meses, razão para abordar com entusiasmo os próximos desafios, que implicarão duas viagens transatlânticas: primeiro nos EUA, para disputar um Challenger e o qualifying do US Open, depois em Portugal se a participação no Major norte-americano terminar antes da CT Porto Cup e, finalmente, ao serviço da seleção nacional que vai viajar até ao Perú.

Antes da eliminação de Jaime Faria, a vasta comitiva portuguesa celebrou a segunda vitória de Tiago Torres. O jovem de 23 anos já tinha estado em bom plano na semana anterior, ao somar cinco vitórias desde o qualifying para chegar aos quartos de final do ITF M25, e esta segunda-feira replicou o sucesso na fase de qualificação para chegar pela primeira vez ao quadro principal no circuito secundário.

A ocasião teve, também, sabor a vingança, pois foi consumada com os parciais de 6-4, 1-6 e 6-4 frente ao italiano Luca Potenza (519.º), o adversário que o travou na última sexta-feira.

“Em termos de ranking é provavelmente o dia mais importante da minha carreira. Espero chegar a muitos quartos de final, mas sei perfeitamente que o meu nível não é de Challenger. Se formos a ver pelo ranking, o meu nível é até de qualifying de ITF M15 ou 25”, admitiu.

Na terça-feira, Tiago Torres terá pela frente mais um tenista transalpino, neste caso um cabeça de série: Francesco Maestrelli, 178.º da tabela ATP e sexto favorito ao título.

Esse embate será um dos seis a contar com representação lusa, pelo que a partir das 11 horas serão muitos os motivos de interesse para o Complexo Desportivo do Monte Aventino voltar a ter todas as bancadas bem compostas.

 

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open

 

📲Hiperligações para o Torneio Eupago Porto Open ATP Challenger 100

Ordem de Jogos

Quadro de Singulares

Quadro de Pares

 

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto