Matilde Jorge apadrinha regresso de provas WTA ao Porto com vitória na primeira ronda

Matilde Jorge apadrinha regresso de provas WTA ao Porto com vitória na primeira ronda

Analu Freitas, Lena Couto e Francisca Laúndes eliminadas na estreia

Matilde Jorge assinou a primeira vitória portuguesa no Eupago Porto Open e apurou-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares do WTA 125 que a Associação de Ténis do Porto organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 20 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

A número dois nacional (257.ª da tabela mundial) superou a francesa Carole Monnet (197.ª) por 6-3 e 6-4, triunfo que marcou o primeiro sucesso luso do regresso de competições WTA à cidade do Porto 23 anos depois de, em 2002, se ter realizado o segundo e derradeiro torneio, na altura uma prova do circuito principal.

A vitória deu-se ao cabo de 1h59 e podia ter sido mais simples, já que Matilde Jorge apenas converteu cinco de 14 break points – no segundo parcial, com break à maior, a portuguesa de 21 anos não concretizou um jogo com oito chances para praticamente sentenciar o encontro e depois disso precisou de anular três oportunidades, nos últimos dois jogos, para evitar a recuperação da campeã do Del Monte Lisboa Belém Open de 2022 e finalista de outros três torneios nacionais, o último na Figueira da Foz em 2023.

Matilde Jorge contornou alguns problemas no segundo serviço (nove duplas faltas) e, apesar de ceder o serviço logo no jogo inaugural, mostrou a superioridade do início ao fim de um duelo no qual Monnet pareceu não estar no pleno das capacidades físicas. Talvez por isso a gaulesa tenha subido dezenas de vezes à rede, levando a mais nova das irmãs Jorge a contra-atacar para anular a ênfase atacante da adversária.

Estas duas semanas serão decisivas para Matilde Jorge no que ao US Open diz respeito, sendo que para conseguir estrear-se em torneios do Grand Slam ainda este ano a jovem vimaranense precisa de subir sensivelmente três dezenas de lugares no ranking. Por ter consciência de tudo isso, explicou, no final do primeiro embate, que a preocupação é “desfrutar de estar em campo e conseguir competir em vez de pensar em resultados ou ter grandes expetativas.”

 

“Sei que isso não me ajuda, mas é normal [pensar] porque somos humanos. É inevitável e é claro que penso nisso, tanto que na semana passada se calhar foi por isso que não correu tão bem. Tenho de aceitar e tentar perceber o que é que controlo para lá chegar, porque não controlo nem o passado nem o futuro”, acrescentou já com 15 pontos somados dos cerca de 40 necessários.

Xinyu Gao será a adversária na segunda ronda, marcada para quarta-feira. A chinesa confirmou o estatuto de quinta cabeça de série fruto do 164.º posto no ranking ao superar a francesa Tessah Andrianjafitrimo (194.ª), finalista desta prova há um ano (como ITF W75), com os parciais de 6-1 e 6-2.

Antes, já esta terça-feira, irão a jogo as duas portuguesas que ainda não se estrearam neste Eupago Porto Open: a irmã mais velha, Francisca Jorge (240.ª), com encontro marcado frente à checa Tereza Valentova (129.ª) às 13 horas, e Angelina Voloshchuk (836.ª), que logo a seguir terá pela frente a ex-top 40 Heather Watson (atual 141.ª).

Isto porque nesta jornada caíram três das quatro convidadas da organização: Analu Freitas (1212.ª WTA), Lena Couto (1400.ª) e Francisca Laúndes (1407.ª).

Freitas foi quem garantiu a maior oposição ao amealhar dois breaks antes de ver a australiana Lizette Cabrera (217.ª) triunfar com os parciais de 6-2 e 6-1. Para as duas últimas, ambas naturais do Porto, esta foi mesmo a estreia em provas da égide WTA. Couto perdeu por 6-1 e 6-0 com a russa Alina Charaeva (176.ª), resultado inverso à derrota de Laúndes, a atual campeã nacional de sub 18, frente à alemã Mona Barthel (196.ª, antiga 23.ª).

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: Pedro Loureiro/Eupago Porto Open

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto