Matilde Jorge, Teresa Franco Dias e Sofia Pinto eliminadas na primeira ronda do Eupago Porto Open
O Eupago Porto Open ITF W75 não contou com qualquer vitória portuguesa no primeiro dia dedicado ao quadro principal da prova com 60.000 dólares em prémios monetários organizada pela Associação de Ténis do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, de 14 a 21 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Matilde Jorge era a mais cotada das tenistas da casa a ir a jogo. A número dois nacional (449.ª WTA) não conseguiu dar seguimento aos dois triunfos amealhados na fase de qualificação e cedeu por 6-1 e 6-1 perante a australiana Maya Joint (161.ª) em 55 minutos.
Apesar de mais nova (Joint tem 18 anos, menos dois do que a vimaranense), a tenista dos antípodas é a quarta cabeça de série e está numa ascensão tremenda – em 2024 já somou dois títulos em três decisões e atingiu outras quatro semifinais. A maior velocidade de bola, praticamente sem falhas, de Joint fez diferença, bem como o elevado número de erros não forçados de Matilde Jorge, que não amealhou qualquer break em todo o compromisso.
Quase em simultâneo, Teresa Franco Dias também caiu na primeira ronda, mas no caso da lusa de 24 anos foi mesmo a estreia na prova visto ter sido contemplada com um dos três wild cards. Face a uma opositora ainda mais cotada, a neerlandesa Arianne Hartono (segunda pré-designada e 160.ª da hierarquia), Dias cedeu por 6-0 e 6-2 em 58 minutos. Ainda conseguiu dispor de três chances para fazer mossa no serviço de Hartono, apesar da favorita ter saído do court com o golpe de saída imaculado.
Sofia Pinto, outra convidada da organização para o torneio, foi a última das tenistas portuguesas a competir esta terça-feira e também ela enfrentou uma cabeça de série e ficou pela primeira ronda. Ao cabo de 48 minutos de desafio, Anastasia Zakharova (terceira pré-designada e 154.ª WTA) sobressaiu por 6-0 e 6-1.
A representação nacional na prova fica, deste modo, entregue a Carla Tomai, com estreia marcada para esta quarta-feira nunca antes das 17h30 frente a Lina Gjorcheska (222.ª).
O derradeiro dia da primeira eliminatória terá como grande protagonista Kristina Mladenovic(ex-top 10 de singulares e antiga líder na variante de pares, na qual arrecadou nove títulos do Grand Slam), que vai abrir a jornada no Court Eupago às 12 horas num duelo 100% francês diante de Alice Robbe.
Mai Hontama (principal favorita ao título fruto do posto 110 do ranking), Tereza Martincova(ex-top 40 WTA) e Harmony Tan (antiga 90.ª) são algumas das mais credenciadas a tentar o apuramento para a segunda ronda no dia que se segue.
Na segunda ronda já está Kateryna Volodko. Outrora 29.ª, agora 320.ª, Volodko somou o terceiro sucesso da semana ao superar Yuliya Hatouka (408.ª) por esclarecedores 6-1 e 6-2. Campeã do Australian Open de 2008 em pares e vencedora de dois títulos individuais WTA, hoje com 37 anos e mãe de duas filhas, a ucraniana ainda quer regressar ao topo e é uma das maiores vedetas em ação na cidade invicta.
Já Isabella Shinikova (260.ª), campeã deste torneio há 12 meses, foi eliminada logo a abrir face à suíça Valentina Ryser (236.ª) com os parciais de 6-4 e 6-3.
Em anexo fotografias das tenistas portuguesas, bem como a ordem de jogos.
Gabinete de imprensa do Eupago Porto Open ITF W75
Steve Grácio (963400215)
Fotografias: Pedro Loureiro