Meias-finais garantem campeão português no Eupago Porto Open
Araújo, Domingues, Rocha e Marques em busca do título na invicta
Seeman/Thayne e Cook/Nedelchev discutem título de pares
Pedro Araújo, João Domingues, Francisco Rocha e Diogo Marques serão os protagonistas das meias-finais de singulares do Eupago Porto Open ITF M25, onde a 48 horas do final do torneio ficou garantida a coroação de um campeão português. O torneio é organizado no Complexo Desportivo do Monte Aventino pela Associação de Ténis do Porto, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, e já este sábado terá uma final de pares entre quatro jogadores de países diferentes.
Araújo persegue o maior título da carreira, Domingues o primeiro em mais de dois anos e quer Rocha, quer Marques jogarão pela primeira vez uma meia-final individual.
Único sobrevivente português entre os cabeças de série à entrada para esta jornada, Pedro Araújo (esta semana no 547.º lugar do ranking ATP) voltou a confirmar o favoritismo com uma vitória por 6-1 e 7-5 sobre o compatriota Vasco Prata, estreante em fases tão adiantadas de torneios internacionais.
O lisboeta de 22 anos inaugurou o palmarés individual esta época, com dois títulos ITF M15 em Monastir, na Tunísia, e com este triunfo ficou a um passo de atingir a terceira final da época e da carreira, que a acontecer no Eupago Porto Open será a mais importante visto tratar-se de um ITF M25.
O próximo adversário será João Domingues, que com ele partilha a estrutura técnica liderada por Frederico Marques (ex-treinador de João Sousa). O oliveirense (722.º e ex-150.º) é o mais titulado de todos os portugueses que participaram no torneio e foi aquele que chegou às meias-finais com maior tranquilidade, dado que a vitória desta sexta-feira (6-2 e 6-3) sobre o francês Lucas Poullain (385.º), segundo cabeça de série, foi a terceira consecutiva em duas partidas.
Domingues tem 10 títulos no currículo e os três mais recentes dizem respeito ao circuito Challenger, mas o tenista de 30 anos já não celebra uma conquista desde maio de 2022. Essa final em Salvador da Baía foi a mais recente no que diz respeito aos singulares.
O duelo da metade superior do quadro não só terá um peso totalmente diferente, como contará com um jogador da casa.
Francisco Rocha (901.º) até esteve perto de concluir a campanha logo na primeira ronda, mas recuperou de 1-4 na terceira partida para vencer GonçaloOliveira (desde abril a competir em representação da Venezuela) num encontro de portuenses que se estendeu por 3h40 e desde então tem estado em crescendo. Esta sexta-feira, o irmão mais velho de Henrique Rocha estava a caminho da segunda vitória consecutiva em sets diretos quando DiegoFernandez Flores desistiu com o marcador a 6-4 e 2-0.
O portuense de 24 anos — que passou quatro anos na Universidade de Middle Tennessee — partilhará a primeira meia-final da carreira com Diogo Marques (1216.º), setubalense da mesma idade que também optou pelos Estados Unidos da América quando quis conciliar o ténis com os estudos, mas com o percurso dividido entre as universidades de East Carolina, Stetson e St. John’s.
Menos de dois meses depois de ter figurado em semanas consecutivas nos primeiros quartos de final individuais da carreira (primeiro no ITF M15 de Monastir, logo a seguir no ITF M25 de Setúbal), o tenista de Setúbal deu um passo inédito com a vitória por 7-6(3) e 6-3 sobre Tom Paris (638.º).
A meia-final entre Rocha e Marques será a primeira a ser discutida na jornada de sábado, logo às 11h, seguida do encontro de Araújo com Domingues (não antes das 12h30).
O título de pares só será entregue da parte da tarde, com a decisão (marcada para não antes das 15h) a colocar Johannes Seeman (Estónia) e WallyThayne (EUA) frente a frente com Ethan Cook (Austrália) e Nikolay Nedelchev (Bulgária).
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open ITF M25
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: Lourenço Rodrigues / Pedro Loureiro
Para estar a par de toda ação que ocorre nos courts ao minuto, deixamos as respetivas hiperligações com resultados atualizados ao segundo, bem como, a transmissão dos jogos em direto e a ordem de jogos.