Nuno Borges na final do Porto Open 2018
O maiato vai enfrentar ex-número um de juniores na final de amanhã, Mate Valkusz
Um ano após a conquista do troféu de singulares masculinos do Porto Open pelo portuense João Monteiro, temos novamente um jogador “da casa” no encontro decisivo do torneio: Nuno Borges, natural da Maia e que, actualmente, estuda e joga nos Estados Unidos da América.
Sendo quinto cabeça-de-série do quadro principal masculino, Borges tinha, no encontro de hoje, um certo favoritismo sobre o seu adversário, o brasileiro Wilson Leite, uma das boas surpresas da competição. De facto, entrando concentrado e ciente das suas valências, Borges fechou rapidamente o primeiro parcial aplicando um claro 6-1.
No segundo set, o encontro seguiu o mesmo rumo: o português por cima, com mais e melhores argumentos do que Leite. O apuramento para a final foi consumado pela vitória por 6-3 neste set. A vitória da consistência, concentração e qualidade.
O outro encontro relativo às “meias” do quadro masculino de singulares opunha dois ex-número um de juniores: Mate Valkusz, da Hungria, e Orlando Luz, do Brasil. Enquanto o húngaro ocupa a 412ª posição do ranking ATP, Luz encontra-se numa boa fase (8 vitórias consecutivas) e é 570º da hierarquia mundial.
Luz até começou melhor e esteve muito perto de vencer o primeiro set, no entanto, Valkusz “acordou” para o jogo ainda a tempo de carimbar a reviravolta de 3-5 para 7-6 (3). Anímica e fisicamente Orlando Luz não mais conseguiu recuperar totalmente e o húngaro de 19 aproveitou para marcar encontro com Nuno Borges na final de amanhã, vencendo por 6-2 o derradeiro set da semifinal.
A final masculina do Porto Open 2018 realiza-se manhã, não antes das 14h30, no Court Central do Clube de Ténis do Porto. O embate vai ter transmissão em directo na página de Facebook do evento e a entrada no CT Porto para assistir ao vivo, vibrar e apoiar Nuno Borges tem o custo de três (3) euros. Aproxima-se o culminar de uma semana de muito e bom ténis!