Pedro Araújo salva três match points no arranque do Eupago Porto Open Challenger 125

Pedro Araújo salva três match points no arranque do Eupago Porto Open Challenger 125

 Vale, Pereira, Marques, Prata e Silva caem na primeira ronda do qualifying 

 

Pedro Araújo foi o único tenista português a vencer no arranque da quarta edição do Eupago Porto Open como torneio do ATP Challenger Tour (segunda na categoria 125), mas precisou de anular três match points para fazer o que os compatriotas Duarte Vale, Tiago Pereira, Diogo Marques, Vasco Prata e Tiago Silva não conseguiram.

Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, este é o terceiro torneio internacional consecutivo a acontecer no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

Numa jornada cheia que também contou com a final do Eupago Porto Open ITF M25 ganha por João Domingues a Francisco Rocha, a única vitória lusa no primeiro dia do torneio maior foi assinada logo de manhã.

De regresso ao court um dia depois da derrota nas meias-finais do torneio ITF, Pedro Araújo (547.º classificado no ranking mundial) esteve por três vezes a um ponto da derrota no tie-break da segunda partida, mas recuperou e venceu Daniil Glinka (424.º e oitavo cabeça de série), da Estónia, por 3-6, 7-6(7) e 6-4 após 2h32.

O lisboeta de 22 anos acabou por ser o único jogador “da casa” a vencer e na segunda-feira, logo às 11h, discutirá a passagem ao quadro principal com Alejo Sanchez Quilez (560.º) para tentar juntar-se aos compatriotas Jaime Faria, Henrique RochaGastão Elias, Frederico Silva, João Domingues e Francisco Rocha no quadro principal.

Em sentido inverso, Duarte Vale (500.º) perdeu por 6-3, 3-6 e 6-3 com Adria Soriano Barrera (541.º), Tiago Pereira (536.º) cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-1 contra Vadym Ursu(338.º e segundo cabeça de série), Diogo Marques (1216.º) por 6-0 e 6-3 face a Lucas Poullain (385.º), João Graça (1535.º) por 6-4 e 7-5 no encontro com Edas Butvilas (437.º) e Vasco Prata, sem classificação internacional, mas já com a garantia de regressar ao ranking, por 6-2 e 7-6(9) para o argentino Renzo Olivo (326.º e ex-78.º), primeiro cabeça de série, depois de desperdiçar um set point no tie-break da segunda partida.

Esta segunda-feira, para além do encontro de apuramento de Pedro Araújo logo às 11h, o Court Eupago também será palco da estreia de Jaime Faria.

De regresso a Portugal depois de viajar além-fronteiras para disputar torneios ATP pela primeira vez, o jovem de 20 anos defende o estatuto de quinto cabeça de série fruto do 166.º lugar no ranking (a melhor classificação da carreira) e enfrenta o húngaro Zsombor Piros (193.º). Será o terceiro embate do dia.

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open Challenger 125

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: Lourenço Rodrigues/Pedro Loureiro

 

📲 Hiperligações para o Eupago Porto Open ATP Challenger 125 

Ordem de Jogos

Resultados Live

Quadro do Torneio

 

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto