Pedro Araújo salva três match points no arranque do Eupago Porto Open Challenger 125
Vale, Pereira, Marques, Prata e Silva caem na primeira ronda do qualifying
Pedro Araújo foi o único tenista português a vencer no arranque da quarta edição do Eupago Porto Open como torneio do ATP Challenger Tour (segunda na categoria 125), mas precisou de anular três match points para fazer o que os compatriotas Duarte Vale, Tiago Pereira, Diogo Marques, Vasco Prata e Tiago Silva não conseguiram.
Organizado pela Associação de Ténis do Porto com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, este é o terceiro torneio internacional consecutivo a acontecer no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Numa jornada cheia que também contou com a final do Eupago Porto Open ITF M25 ganha por João Domingues a Francisco Rocha, a única vitória lusa no primeiro dia do torneio maior foi assinada logo de manhã.
De regresso ao court um dia depois da derrota nas meias-finais do torneio ITF, Pedro Araújo (547.º classificado no ranking mundial) esteve por três vezes a um ponto da derrota no tie-break da segunda partida, mas recuperou e venceu Daniil Glinka (424.º e oitavo cabeça de série), da Estónia, por 3-6, 7-6(7) e 6-4 após 2h32.
O lisboeta de 22 anos acabou por ser o único jogador “da casa” a vencer e na segunda-feira, logo às 11h, discutirá a passagem ao quadro principal com Alejo Sanchez Quilez (560.º) para tentar juntar-se aos compatriotas Jaime Faria, Henrique Rocha, Gastão Elias, Frederico Silva, João Domingues e Francisco Rocha no quadro principal.
Em sentido inverso, Duarte Vale (500.º) perdeu por 6-3, 3-6 e 6-3 com Adria Soriano Barrera (541.º), Tiago Pereira (536.º) cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-1 contra Vadym Ursu(338.º e segundo cabeça de série), Diogo Marques (1216.º) por 6-0 e 6-3 face a Lucas Poullain (385.º), João Graça (1535.º) por 6-4 e 7-5 no encontro com Edas Butvilas (437.º) e Vasco Prata, sem classificação internacional, mas já com a garantia de regressar ao ranking, por 6-2 e 7-6(9) para o argentino Renzo Olivo (326.º e ex-78.º), primeiro cabeça de série, depois de desperdiçar um set point no tie-break da segunda partida.
Esta segunda-feira, para além do encontro de apuramento de Pedro Araújo logo às 11h, o Court Eupago também será palco da estreia de Jaime Faria.
De regresso a Portugal depois de viajar além-fronteiras para disputar torneios ATP pela primeira vez, o jovem de 20 anos defende o estatuto de quinto cabeça de série fruto do 166.º lugar no ranking (a melhor classificação da carreira) e enfrenta o húngaro Zsombor Piros (193.º). Será o terceiro embate do dia.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open Challenger 125
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: Lourenço Rodrigues/Pedro Loureiro
Hiperligações para o Eupago Porto Open ATP Challenger 125