Porto Open 2015: resumo do terceiro dia
Eis os oito vencedores do qualifying
As atenções dos amantes do ténis continuam voltadas para a cidade invicta, onde decorre, nesta primeira semana de Outubro, o Porto Open 2015. Tal como ontem, também hoje a chuva marcou presença no norte do país, levando os jogos decisivos do “qualifying” do torneio, que este ano possui um prize-money de 15.000$, para os courts cobertos P1 e P2 do Clube de Ténis do Porto.
Oito jogadores portugueses, num total de dezasseis, conseguiram alcançar a última ronda da fase de qualificação. Para além dos lusos, hoje também lutaram por um lugar no quadro principal três espanhóis, dois alemães, um japonês, um polaco e um belga.
Pela manhã, realce para as vitórias de José-Ricardo Nunes, sobre Kento Yamada (7-5 e 6-4), e de Gonçalo Falcão, que eliminou o espanhol Diaz Freire pelos parciais de 6-3 e 6-1. Os jogadores nacionais foram, assim, os primeiros a garantir lugar no quadro principal através do “qualy”, no PO2015.
Logo a seguir, Afonso Vaz Viana (que entrou via wildcard neste qualifying) e Cunha e Silva não tiveram a mesma sorte. Enquanto que Vaz Viana foi afastado pelo quinto cabeça-de-série, Wojnar, por 6-4 e 6-2, Felipe Cunha e Silva cedeu perante o germânico Robin Lang.
O terceiro e último português a conseguir uma vaga para o quadro principal a partir do qualifying foi Artur Completo. O segundo cabeça-de-série do “qualy” triunfou sobre José Campos, pelos parciais finais de 6-4 e 6-2. Vasco Mensurado, que regressou à competição após longa paragem por lesão, ficou pela última ronda da fase de qualificação, acabando por ser derrotado por Andreas Mies, depois de um primeiro set muito equilibrado (7-6 [5], 6-2).
No final do dia, Canas Garcia e Victor Poncelet garantiram as últimas vagas para o quadro principal do torneio.
O dia de amanhã trará ainda mais espectáculo, uma vez que, não só será disputada a passagem à 2º ronda da competição de singulares, como também se iniciará a competição em pares. Tudo isto, a partir das 11h da manhã, nos courts de terra batida do emblemático Clube de Ténis do Porto. A entrada é gratuita.