Porto Open 2021 elevado para ATP Challenger 80
Depois do anúncio da presença do Porto Open no calendário do ATP Challenger Tour, que dita uma nova dimensão para o torneio em 2021, é agora comunicado que a maior prova de ténis internacional da região é elevada para a categoria ATP Challenger 80.
António Paes de Faria, Director do Porto Open, afirmou que “Quando o Presidente da FPT nos deu a conhecer o interesse e apoio da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) para elevar o nível do tornei, a ATPorto não hesitou em juntar esforços com FPT para pôr em marcha uma organização bem mais exigente.”
E acrescentou: “É um desafio aliciante para todos que fazem acontecer o Porto Open desde 1998. Alguns, há 20 anos, no C. D. Monte Aventino, eram apanha-bolas na final que a Arantxa Sanchez venceu e hoje têm posições chave na estrutura organizacional da prova. Será também uma edição de maior prestigio que é bem merecida pela Cidade do Porto e um prémio para os vários parceiros e patrocinadores que têm acompanhado e confiado neste projecto de construir uma grande prova internacional de ténis na cidade portuguesa onde se começou a jogar há mais de 140 anos.”
Concluindo: “Numa cidade em que o ténis pulsa diariamente e num país que vibra com grandes eventos de ténis, estamos certos que a prova masculina do Porto Open na categoria 80 do ATP Challenger tour vai marcar a época 2021 em Portugal.”
Os torneios Challengers são as provas de entrada no circuito ATP, isto é, todos os jogadores profissionais, que ambicionam um lugar no top 100 mundial e jogar no circuito ATP World Tour e Grand Slams, têm de disputar, obrigatoriamente, torneios Challenger. Este circuito conta com tenistas da elite mundial, muitos deles com ranking ATP 150 ou superior.
A 22.ª edição do Porto Open vai ser disputada ao longo de duas semanas nos courts do Complexo Desportivo do Monte Aventino, sendo que a primeira, de 21 a 27 de junho, será dedicada ao torneio feminino, do ITF World Tennis Tour, na categoria W25. Na segunda semana, de 28 de junho a 4 de julho, vai decorrer o torneio masculino, da categoria ATP Challenger 80.