Porto open: cabeças-de-série avançam rumo aos ‘oitavos’
O segundo dia do quadro principal do Porto Open contou com a presença de várias portuguesas no elenco, mas que acabaram por ter sortes diferentes.
Francisca Jorge, tetracampeã nacional, esteve em evidência e conseguiu o apuramento para os oitavos de final do Porto Open depois de bater a espanhola Célia Ruiz, 842.ª WTA, com parciais de 6-1 e 6-2 numa exibição bem segura. Segue-se um duelo com a terceira cabeça-de-série da prova portuense, Lily Miyazaki, que bateu a portuguesa Maria Inês Fonte na ronda inaugural.
Desfecho diferente teve a vice-campeã nacional Inês Murta que saiu de cena na primeira ronda do quadro principal ao perder diante da segunda cabeça-de-série Riya Bathia, em três partidas, pelos parciais de 6-3, 2-6 e 5-7.
Ainda assim, Inês Murta continua em prova na variante de pares: ao lado da belga Magali Kempen, a portuguesa beneficiou da desistência da dupla adversária composta pela polaca Kubka Martyna e pela ucraniana Valeriya Strakhova, quarta-cabeça-de-série para avançar para as meias-finais.
Já a tenista brasileira Beatriz Haddad Maia, uma das grandes favoritas à vitória no Porto Open, começou a participação no primeiro de dois torneios ITF da cidade Invicta com um triunfo arrasador diante da espanhola Noélia Bouzo Zanotti com um resultado de 6-0 e 6-0.
Carolina Meligeni Alves, tenista brasileira e sexta cabeça-de-série, também teve razões para sorrir esta quarta-feira, depois de deixar para trás a búlgara Gergana Topalova, também em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-4.
A terceira brasileira a entrar em court nesta quarta-feira foi Ingrid Gamarra Martins que também venceu o seu compromisso da primeira ronda ao ultrapassar a belga Helene Scholsen com um resultado de 6-3 e 6-2.
Destaque ainda para as vitórias, também na variante singular, da ucraniana Valeriya Strakhova, da espanhola Júlia Payola, da finlandesa Anastasia Kulikova, da francesa Julie Belgraver, da espanhola Marina Bassols Ribera e da israelita Lina Glushko.