Tereza Valentova e Lanlana Tararudee com encontro marcado na final do Eupago Porto Open
- Irmãs Corley conquistam título de pares
A checa Tereza Valentova e a tailandesa Lanlana Tararudee vão discutir o título de singulares do Eupago Porto Open, que no regresso à condição de prova com a chancela WTAcoroou as norte-americanas Carmen Corley e Ivana Corley como campeãs de pares. A primeira edição do WTA 125 organizado pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis termina este domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Seis meses depois de ter vencido o ITF W75 realizado nos courts cobertos do mesmo complexo, Tereza Valentova (129.ª WTA) garantiu o acesso a mais uma final na invicta ao vencer por 7-6(0) e 6-1 a qualifier japonesa Himeno Sakatsume (280.ª).
Após perder somente 10 jogos nos três primeiros encontros, a checa de 18 anos, terceira cabeça de série, viveu o duelo mais difícil da semana e precisou de puxar dos galões no primeiro set, acabando por selar a presença na final sem deixar escapar parciais.
Apurada para a quinta final do ano e 12.ª da carreira profissional, a campeã de Roland-Garros júnior em 2024 (e finalista do US Open na temporada anterior) vai lutar pelo segundo título num WTA 125 após ter levantado o título de Grado, na terra batida italiana, no mês passado.
Em território desconhecido estará Lanlana Tararudee (187.ª), que assegurou a primeira presença numa final desta categoria ao passar pela ex-top 50 Anna-Lena Friedsam (atual 221.ª) com os parciais de 6-3 e 6-3.
Tararudee foi semifinalista deste mesmo torneio há um ano, quando era um ITF W75, e se em 2024 desistiu lesionada durante o segundo parcial, neste caso não pestanejou e mostrou superioridade praticamente do primeiro ao último ponto de um confronto que se estendeu por apenas 78 minutos.
A final de singulares do Eupago Porto Open está marcada para as 11 horas de domingo e vai coroar a terceira campeã da história de uma prova sob a égide WTA na cidade invicta. Em 2001, Arantxa Sánchez-Vicario venceu a edição inaugural da prova como Tier IV (equivalente aos atuais WTA 250) e no ano seguinte foi sucedida pela compatriota Ángeles Montolio.
O palmarés de 2025 foi inaugurado este sábado pelas irmãs americanas Carmen Corley e Ivana Corley, que bateram facilmente o par composto por En-Shuo Liang (Taiwan) e Peangtarn Plipuech (Tailândia) por 6-3 e 6-1 em 53 minutos.
As primeiras campeãs do WTA 125 do Porto superaram uma entrada em falso e venceram 11 dos últimos 12 jogos para celebrarem pela segunda vez consecutiva nesta categoria, repetindo o sucesso da relva de Newport há duas semanas.
Para Carmen Corley, tratou-se do nono troféu do palmarés, terceiro da categoria 125 e terceiro da temporada; Ivana Corley, a mais velha (25 para 23 anos), arrecadou o oitavo título, segundo a este nível e também terceiro em 2025. Lado a lado somam agora sete títulos.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open