Torres, Batista, Graça, Maia, Pinho e Morais na ronda de acesso ao Eupago Porto Open
- Campeão João Domingues abre ação relativa ao quadro principal
Seis portugueses carimbaram o acesso à terceira e última ronda do qualifying do Eupago Porto Open, ITF M25 que a Associação de Ténis do Porto organiza com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis até domingo, dia em que terá início, também no Complexo Desportivo do Monte Aventino, um ATP Challenger 100 com o mesmo nome.
Tiago Torres (1255.º ATP), Daniel Batista (1442.º), João Graça (1446.º), Tomás Pinho (1869.º), Diogo Morais (1869.º) e Hugo Maia são os jogadores “da casa” apurados para a derradeira eliminatória da fase de qualificação e pelo menos um deles seguirá para o quadro principal, enquanto Salvador Monteiro, Rodrigo Cruz, Daniel Marincas, Luís Miguel Saraiva, Martim Bernardo, José Rodrigues, Gonçalo Quintela, Guilherme Valdoleiros e João António não resistiram ao segundo dia de prova.
Torres e Graça confirmaram o estatuto de 11.º e 15.º cabeças de série ao superarem compatriotas: o lisboeta bateu Rodrigues por 6-4 e 6-1, o algarvio passou por Saraiva com 6-4 e 6-3. Na terça-feira, vão medir forças, respetivamente, com Axel Nefve (902.º) e Nicolas Jadoun (894.º).
Batista, atual vice-campeão nacional absoluto, resistiu ao suíço Oscar Rashed com os parciais de 6-4, 3-6 e 10-7 para marcar encontro com o cabeça de cartaz do qualifying, o indiano Manas Dhamne (709.º).
Já Maia deu a volta ao espanhol Samuel de Felipe Garcia por 4-6, 6-4 e 10-5 para agendar encontro com o francês Adan Freire Da Silva ( (983.º), responsável pela eliminação de João António.
Pinho e Morais vão discutir o duelo nacional de terça-feira que garante pelo menos mais um português no quadro principal como resultado das respetivas vitórias por 6-2 e 6-2 sobre o canadiano Matthias Uwe Kask e pelos parciais de 6-1 e 6-4 diante o espanhol Carles Rojas.
Para já, a grelha final é composta por seis tenistas lusos: o campeão de 2020, Gastão Elias (318.º e ex-top 60), o campeão em título, João Domingues (605.º e ex-top 150), e o finalista, Francisco Rocha (681.º), bem como os wild cards Diogo Marques (930.º), Vasco Prata (1300.º) e Tiago Silva (1521.º).
Tal como há três semanas, na Figueira da Foz, Elias e Silva vão estar frente a frente (agora na primeira ronda), mas entre o sexteto referido apenas um irá a jogo já na terça-feira e será o campeão João Domingues, que inicia a defesa do título frente a Laurent Lokoli. O francês está no 394.º lugar do ranking, é o sétimo cabeça de série e também conhece a sensação de celebrar em Portugal, pois venceu o ITF M25 de Vale do Lobo em 2022.
Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open