João Domingues falha defesa do título e deixa Eupago Porto Open com 10 portugueses no quadro principal

João Domingues falha defesa do título e deixa Eupago Porto Open com 10 portugueses no quadro principal

    • Torres, Graça, Maia, Pinho e Morais juntam-se a cinco compatriotas

João Domingues abdicou da defesa do título no Eupago Porto Open a contas com uma lesão no punho direito e deixou a representação nacional no quadro principal do ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis a cargo de 10 compatriotas.

Exatamente um ano após conquistar o 11.º e último título da carreira, João Domingues (605.º ATP) voltou a enfrentar problemas físicos e retirou o nome da lista de participantes pouco antes de ir a jogo. O antigo top 150 ATP e quartofinalista do Millennium Estoril Open abdicou do embate com o francês Laurent Lokoli (394.º) por causa de uma lesão no pulso direito.

Assim Gastão Elias (318.º) passou a ser o único ex-campeão do Eupago Porto Open em prova. O jogador da Lourinhã lidera a comitiva de 10 portugueses que lutam pela glória, pois aos que já estavam assegurados no quadro principal juntaram-se ainda, via qualifying, Tiago Torres (1254.º ATP), João Graça (1451.º), Hugo Maia (1496.º) e Tomás Pinho (1871.º), bem como o lucky loser Diogo Morais.

11.º cabeça de série, Torres celebrou a mais autoritária das três vitórias já consumadas no Complexo Desportivo do Monte Aventino ao aplicar os parciais de 6-1 e 6-2 ao norte-americano Axel Nefve (910.º).

Já Graça — 14.º favorito — viveu a situação oposta ao ser obrigado a uma reviravolta para superar Nicolas Jadoun (85.º), acabando por vencer o francês por 2-6, 7-5 e 10-2.

Tal como ele (e pelo segundo dia consecutivo), também Maia teve de recorrer ao match tie-break para selar o apuramento. O bracarense foi mais forte do que Adan Freire Da Silva (973.º) e triunfou por 2-6, 6-4 e 10-8.

Pinho carimbou o apuramento ao levar a melhor sobre Morais por 6-3 e 6-4 no que se transformou num duelo nacional com final feliz para ambos, dada a repescagem do mais novo.

Pouco depois, a colocação dos qualifiers acabou por triplicar o número de embates nacionais na primeira ronda do quadro principal, onde já se sabia que Gastão Elias e Tiago Silvaiam medir forças. Pinho e Maia também vão estar frente a frente, enquanto Morais foi sorteado com Diogo Marques. Já Graça e Torres foram colocados nas rotas de dois dos principais candidatos ao título: o espanhol Alejandro Moro Canas (263.º), primeiro cabeça de série, e o francês Dan Added (327.º), terceiro.

Além da desistência de João Domingues, a jornada desta terça-feira também ficou marcada pela de Kyle Edmund. Ex-número 14 mundial e detentor de dois títulos ATP em três finais, bem como semifinalista do Australian Open em 2018, o britânico de 30 anos seria a estrela maior do torneio, mas uma indisposição levou-o a desistir.

Quarta-feira será uma “jornada gorda” no Complexo Desportivo do Monte Aventino, com 14 encontros de singulares agendados incluindo os 10 portugueses.

 

Gabinete de Imprensa do Eupago Porto Open

Gaspar Ribeiro Lança

Steve Grácio

Fotografias: João Saraiva Mendes/Eupago Porto Open

 

📲Hiperligações para o Torneio Eupago Porto Open ITF M25 Next Gen

Ordem de Jogos

Quadro de Singulares

Quadro de Duplas

Eupago Porto Open  é a prova internacional de ténis da cidade do Porto, inscrita nos circuitos profissionais ITF World Tennis Tour e ATP Challenger Tour,  organizada pela Associação de Ténis do Porto e realizada no Complexo Desportivo Monte Aventino, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis, e com o especial apoio da Ágora - Cultura e Desporto do Porto.
info@portoopen.org
Rua do Monte Aventino, 4350 - 233 Porto