Três lusas na segunda ronda
O primeiro dia do Quadro Principal do Porto Open 2016 contou com encontros de um bom nível competitivo e muita emoção.
Pela manhã, Inês Murta, a portuguesa melhor classificada no ranking WTA presente na competição, brindou o público que visitou as instalações do CT Porto com um óptimo espectáculo de ténis. Frente a Kelia le Bihan, Murta foi surpreendida com uma atrevida entrada da oponente gaulesa, vendo-se obrigada a usar todos os seus trunfos para dar a volta à desvantagem inicial. A 579ª mundial está na 2ª ronda da prova dotada de 10 mil dólares em prémios monetários após vencer pelos parciais de 2-6, 6-4 e 7-5.
Pela hora do almoço, Inês Mesquita começou uma verdadeira batalha contra Vasilisa Aponasenko. A russa, embora melhor classificada no ranking, não teve argumentos para parar a jovem promessa nacional, que acabaria por triunfar por 7-6(2) e 7-5.
Como não há duas sem três, Lúcia Quitério acabou por garantir, ao final do dia, o apuramento para a próxima ronda do quadro feminino após bater a também qualifier Rita Pinto.
Além das atletas lusas, também se apuraram Mia Eklund, que se treina em Portugal, Maria Martinez, Ksenia Kuznetsova, Dana Kremer e Nina Stadler.
Nos pares femininos, a dupla composta por Francisca Jorge e Rita Vilaça apurou-se para a 2ª ronda do quadro da variante.
Cabral/Cunha e Silva e Fred Gil apuram-se
Quanto ao quadro de masculinos, com 25 mil dólares de prize-money, hoje conseguiram apuramento Gianni Mina, Germain Gigounon e Simeon Rossier.
Os lusos Francisco Cabral/Felipe Cunha e Silva e Fred Gil, com o espanhol Marc Giner, dois antigos campeões do Porto Open, ultrapassaram os respectivos obstáculos rumo à próxima ronda de pares.
Amanhã, feriado nacional, não há desculpas para não assistir ao vivo ao melhor que o ténis internacional tem para oferecer. Frederico Gil, Cláudia Cianci e João Domingues (actual vice-campeão do torneio) são alguns dos fortes argumentos para aceder ao Clube de Ténis do Porto ao longo do dia de amanhã. Afinal, o ténis é de todos!