Uma semana só com dois torneios ATP: Wimbledon e Porto Open
“Uma semana só com dois torneios ATP: Wimbledon e Porto Open”, por António Paes de Faria (Tournament Director).
Depois de ausente no ano passado, Wimbledon 2021 voltou com todo o esplendor ao circuito mundial do ténis.
20 anos depois no WTA Tour (2001 – Campeã Arantxa Sanchez) o Porto Open 2021 volta ao top do ténis mundial, agora no ATP Challenger Tour.
Num altura em que os frutos amadurecem depois de uma primavera fecunda, em Wimbledon comem-se os tradicionais morangos e no Porto Open saboreiam-se mirtilos saudáveis.
Wimbledon que é a imagem do “british way of life” e o Porto Open que encarna o espírito livre e audaz dos portugueses.
A Londres associa-se logo o torneio de Wimbledon e Porto Open tem a missão de levar o nome da Cidade para lá da fronteira.
Em dias nublados e chuvosos, o court central de Wimbledon enche-se de gente como se a pandemia não existisse, apesar de no 1º dia se ter feito uma justa e digna homenagem (ovação em pé de mais de um minuto) aos investigadores e profissionais de saúde que, há mais de um ano, lutam na linha da frente da Covid-19, representados pela cientista Sarah Gilbert.
Com um tempo soalheiro e agradável, o court central do Porto Open encontra-se vazio por cumprimento das medidas de combate à pandemia Covid-19 e respeitando o trabalho empenhado de uns e a fragilidade e saúde de outros. De facto, por causa do agravamento destes “tempos pandémicos”, no passado dia 28 de Junho, não podemos entrar da 3ª fase do plano de desconfinamento, que tem previsto a presença de espectadores nos recintos desportivos de “escalões profissionais ou equiparados”.
Duas provas de ténis diferentes em quase tudo, mas as únicas do topo do ténis masculino que, em todo o mundo, se realizam na 26ª semana do ano (28 de Julho a 4 de Agosto).
Um semana com duas opções, que podemos acompanhar em casa. Tal como Wimbledon, podemos “estar” no Porto Open por vários canais e meios, seja pela televisão (Sport Tv), seja pelo “live stream” da ATP que se encontra no www.portoopen.org, seja pelo facebook ou instagram onde podemos ver o que se vai passando e ouvir a opinião dos jogadores.
Este ano estamos limitados a assistir à distância, mas estamos certos que em 2022 vamos poder estar sentados no court central do Porto Open, a comer os mirtilos da época e a vibrar com bom ténis… e a continuar a ver as transmissões de Wimbledon.